PUBLICADO EM: 01/07/2022 ÀS 15:41
ATUALIZADO EM: 01/07/2022 ÀS 15:41
“Anseios Tardios” é o nome do livro de poemas do Desembargador aposentado Osvaldo de Almeida Bomfim. Na tarde de quinta-feira (30), o Magistrado lançou a obra em um Sarau Literário promovido pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). O Presidente do Tribunal baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, fez questão de comparecer no evento.
O Presidente é conterrâneo do autor. Na oportunidade, o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco fez questão de entrar na fia dos convidados, para receber o autógrafo. O Desembargador Presidente afirmou que “o Poeta Osvaldo Bomfim resgata com verve a tradição de Castro Alves e de Pedro Barros, que nasceram em Curralinho”.
Por iniciativa do autor, a renda decorrente da venda do livro será revertida em favor das Obras Sociais Irmã Dulce. “É um gesto muito importante, principalmente no momento em que estamos atravessando, de dificuldades financeiras. A iniciativa do Desembargador Osvaldo é um gesto de carinho, de amor e solidariedade aos mais necessitados. Então nós recebemos com muita alegria, e esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo pra outras pessoas”, destacou Maria Rita Pontes, Superintendente da Obras Sociais Irmã Dulce.
O livro “Anseios Tardios” reúne 63 poesias, de diferentes estilos, que foram escritas ao longo de sua vida. No prefácio, conta com a valorosa opinião do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que afirma: “Este livro é uma demonstração de que o fundamental é se expressar, sem importar com o estilo, mas sim traduzir para os que vão ler suas páginas aquilo que se carrega na alma e no coração”.
Prestigiado por colegas magistrados e servidores, o Desembargador Osvaldo explicou que desde a adolescência faz poesias, lê Castro Alves, Gonçalves Dias, Alvares de Azevedo, e sempre que podia escrevia alguma coisa. “Passei um tempo muito bom em Caixa Pregos, na Ilha de Itaparica, uma praia muito bonita e agradável, e ali me inspirou bastante”.
Osvaldo de Almeida Bomfim formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1973. Exerceu a advocacia até 1982, quando ingressou na magistratura, no Tribunal de Justiça da Bahia. Em 1990, editou o livro de poesias “Raio de Sol”. No final de 2013, foi promovido por antiguidade ao cargo de desembargador, exercido até este ano de 2022.
A Universidade Corporativa, que tem como Diretor-Geral o Desembargador Mário Albiani Júnior, promove eventos educativos e culturais com o objetivo de exercer uma educação plural, transversal e democrática.
Descrição da imagem: Desembargador Osvaldo Bomfim autografa um livro para o Presidente Nilson Castelo Branco {fim da descrição}.
#pratodosverem #pracegover