LIVE DEBATE DICAS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR GOLPES POR MEIO DE APLICATIVOS DE MENSAGENS

Home > LIVE DEBATE DICAS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR GOLPES POR MEIO DE APLICATIVOS DE MENSAGENS Voltar

LIVE DEBATE DICAS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA EVITAR GOLPES POR MEIO DE APLICATIVOS DE MENSAGENS

Sequestro de aplicativo, corrente no WhatsApp, golpe do pin, do segundo fator, do uso da imagem e clonagem do chip. Esses foram os tipos de golpes mencionados na live “Golpes com o uso de aplicativos de mensagem – Medidas de prevenção”, realizada na quinta-feira (3), no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.

Voltado a magistrados e servidores, o bate-papo reuniu especialistas no assunto, que responderam as diversas perguntas formuladas, via chat, pelos quase 160 expectadores. Promovida pela Universidade Corporativa (Unicorp) e pela Comissão Permanente de Segurança (CPS) do Poder Judiciário da Bahia, a live já conta com mais de 680 visualizações.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça João Paulo de Carvalho da Costa, do Ministério Público da Bahia, falou sobre o modus operandi dos criminosos ao tentarem aplicar golpes por telefone. “Eu manipulo uma pessoa, faço ela acreditar em uma determinada situação {…} e causo um determinado prejuízo àquela vítima”, explicou.

Algumas dicas foram dadas para os participantes, no intuito de evitar que caiam nesses golpes. Confira!

dicas-segurança_app-msg-1024x1024 Live debate dicas e cuidados necessários para evitar golpes por meio de aplicativos de mensagens

Caso a pessoa seja vítima de um golpe, o Delegado de Polícia Guilherme Caselli de Araújo, da Polícia Civil do Estado de São Paulo, orientou que o ideal é enviar um e-mail para o WhatsApp informando sobre o ocorrido, além de comunicar
às pessoas da lista de contato mais próximas.

Com relação a golpes dados em empresas, por meio de informações divulgadas em redes sociais, o Instrutor de Contrainteligência Peter Warmka, dos Estados Unidos, fez alguns alertas:

– Tenha cuidado com as informações que você ou seus funcionários publicam na internet;

– Procure aprender mais sobre segurança da informação (tanto você quanto pessoas do seu círculo interno);

– Use confiança moderada – “Verifique primeiro, depois confie”.

O Instrutor da Polícia Americana Charles Saba também participou do debate e abordou as mudanças que são necessárias na polícia diante do cenário crescente dos crimes virtuais.

Participaram como painelistas, o Desembargador Nilson Castelo Branco, Presidente da CPS e Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, Vice-Presidente da CPS; o Tenente Coronel Paulo Guimarães, da Polícia Militar da Bahia; a Delegada Glória Ramos, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Bahia; e o Juiz Vinícius Simões, membro da CPS e coordenador do evento.

A promoção de lives e seminários virtuais integram o planejamento da CPS, na forma prevista na Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n° 291/2019, e de acordo com Portaria 88/2020, artigo 5°, inciso XI, que trata do Prêmio CNJ de Qualidade.

Fonte: Ascom