JUSTIÇA, INOVAÇÃO E DESIGN: TJBA LANÇA PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVO SITE

Home > JUSTIÇA, INOVAÇÃO E DESIGN: TJBA LANÇA PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVO SITE Voltar

JUSTIÇA, INOVAÇÃO E DESIGN: TJBA LANÇA PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVO SITE

 PUBLICADO EM: 06/12/2022 ÀS 11:16

 ATUALIZADO EM: 06/12/2022 ÀS 11:16

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) realizou o evento ‘’Justiça, Inovação e Design – Um Novo Portal’’, com a intenção de apresentar ao público os objetivos, as metas e os processos criativos que envolvem a implementação do sítio eletrônico, a partir da metodologia do Design Thinking. 

A proposta é de criar e implementar, até outubro de 2023, um portal com um projeto funcional padronizado e adequado às necessidades do público. 

Em seu discurso de abertura, o Presidente do Tribunal baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ressaltou o uso das tecnologias de informação nos processos de comunicação da administração pública e falou sobre as medidas implementadas pelo judiciário para atender a essa demanda. 

“Em linhas gerais, o objetivo mais importante de um portal é servir ao cidadão da melhor forma possível, considerando sua necessidade e respeitando as particularidades da população. Por isso, atenta a essa garantia constitucional, a Presidência aprovou, em reunião de análise estratégica, a criação e a implementação de um novo sítio eletrônico do TJBA”, frisou o Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

Ele, também, destacou que serão observadas as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade e usabilidade adotadas internacionalmente. 

Antes do lançamento, a equipe de trabalho já havia feito pesquisas preliminares de satisfação, a fim de extrair informações dos colaboradores, no tocante à navegabilidade do site atual, à situação do uso em dispositivos móveis, à transparência, à performance de acesso, entre outros tópicos. 

Esse levantamento é base, para que a equipe construa e implemente o portal com êxito e segurança, é o que explica o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima. Segundo ele, o novo projeto será construído a várias mãos e diversos atores como magistrados, advogados, servidores e civis. 

“Pesquisas foram realizadas, para que os usuários pudessem dizer qual são as dificuldades e as necessidades. E somente após todo esse processo, será apresentada a proposta, primeiro um protótipo e, depois, este já produzido”, explicou o Secretário-Geral, Franco Bahia Karaoglan. 

A Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende falou sobre a importância do uso da linguagem simples, componente importante do projeto. ‘’Fiquei muito satisfeita de ver, na exposição que está sendo pensada, a utilização desse novo portal da comunicação simplificada, a qual visa, justamente, facilitar o diálogo com o público interno e o externo”, finalizou a Magistrada. 

Composto por uma equipe multidisciplinar, o projeto envolve diversos setores do PJBA como a Secretaria-Geral da Presidência (SGP) e a Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Cabe destacar que integrantes de todas as Secretarias do Tribunal compõem a iniciativa. 

Estiveram presentes no evento (Justiça, Inovação e Design – Um Novo Portal), realizado na sexta-feira (2), o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco; o Juiz Assessor Especial da 2ª Vice-Presidência Fred Carvalho Pitta Lima, representando a 2ª Vice-Presidente Márcia Borges; a Juíza Assessora Márcia Gottschald, representando o Corregedor-Geral Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; o Juiz Assessor Cássio Miranda, representando o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior; a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de 1º Grau; e o Desembargador Mário Albiani Júnior, Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp). 

Além deles, marcaram presença, na ocasião, o Juiz Ícaro Mattos, Assessor Especial da Presidência – AEP I; a Juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, Assessora Especial da Presidência – AEP II; o Juiz Raimundo Nonato Borges Braga, Coordenador da Secretária Virtual; a Juíza Élbia Rosane de Souza; a Chefe de Gabinete, Tuane Andrade; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração, Fabrício Ferreira; o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Vivas; o Secretário Judiciário, Marcos Vinícius Brasil Alcântara; a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Castro; e a Diretora de Primeiro Grau, Viviane Anunciação. 

Também estiveram o Servidor Henrique Roma, representando a Secretaria de Tecnologia da Inovação e Modernização; a Servidora Fernanda Dantas, Controladora do Judiciário; o Assessor de Comunicação, Moisés Bisesti; o Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitora (TRE) Pedro Godinho; o Promotor de Justiça Fabrício Rabelo Patury; o Subdefensor Público Geral Pedro Paulo Casali Bahia; a Advogada Tamires Monteiro Leite, representando a Presidente da OAB-BA, Daniela Borges; os Procuradores do Município de Salvador Andréia Calda Ribeiro Oliveira, José Andrade Soares Neto e Anderson Souza Barroso; e a Advogada Beta Brito Nova. 

Descrição da imagem: autoridades do PJBA na mesa de honra do evento {fim da descrição}. 

#Pratodosverem #pracegover 

Imagens
Imagens

Fonte: Ascom