‘Introdução à Justiça Restaurativa’ entra na linha de cursos virtuais da Unicorp-TJBA

Home > ‘Introdução à Justiça Restaurativa’ entra na linha de cursos virtuais da Unicorp-TJBA Voltar

‘Introdução à Justiça Restaurativa’ entra na linha de cursos virtuais da Unicorp-TJBA

26 de maio de 2025

A partir do dia 30 de junho, o “Curso de Introdução à Justiça Restaurativa” será oferecido no espaço virtual de aprendizado da Unicorp-TJBA, para magistrados e servidores, além de outros integrantes do sistema de justiça e demais interessados.

O curso realizado pela Unicorp-TJBA constitui um requisito para a pontuação no Prêmio CNJ e aborda o conceito e formas de aplicação da justiça restaurativa no Brasil. A modalidade visa resolver conflitos, especialmente criminais, por meio de diálogos e negociações entre vítima e ofensor, com a participação de um mediador.

Além da apresentação da história e exemplos resolvidos por esse método, outros tópicos como ações não-violentas e articulações intersetoriais, interinstitucionais e comunitárias integram o conteúdo programático com 40 horas/aula de carga.

Entre os professores responsáveis pelo curso, estão os desembargadores Roberto Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná, e Leoberto Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Outros facilitadores participam das aulas, sob o comando da coordenadora Jéssica Paixão.

“Essa capacitação, muito bem idealizada pela desembargadora Joanice Guimarães, vai permitir aos participantes desenvolver competências, habilidades e atitudes que permitam aos interessados se habilitarem à formação de facilitadores de Justiça Restaurativa”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.

O curso estará no ambiente virtual de aprendizagem da Unicorp-TJBA e terá o formato autoinstrucional, no qual os alunos acessam as aulas gravadas. O material estará disponível durante 40 dias a contar da matrícula. Não há limite de vagas e as inscrições podem ser feitas pelo AVA (Clique aqui).