23 de abril de 2025
A Unicorp-TJBA promove, nos meses de maio e junho, o curso “Inteligência Artificial Generativa na Atividade Jurisdicional”, a ser ministrado pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal (TRF1), Rafael Leite Paulo.
Voltado para magistrados e servidores, o curso aborda aspectos práticos, estratégias de gestão e a aplicação da Resolução CNJ nº 615/2025. A norma recém-publicada pelo Conselho Nacional de Justiça estabelece diretrizes para o desenvolvimento, utilização e governança de soluções desenvolvidas com recursos de inteligência artificial no Poder Judiciário.
A ação prevê quatro turmas. Os encontros online ocorrem nos dias 15 e 16 de maio (Turma I) e em 9 e 10 de junho (Turma II). Os grupos presenciais terão alunos nos dias 19 e 20 de maio (Turma I) e em 22 e 23 de maio (Turma II), na sede da Unicorp-TJBA.
Cada turma terá uma carga de 16 horas/aula. Estão disponíveis 30 vagas por turma e as inscrições seguem abertas em unicorp.tjba.jus.br.
“Também será um ótimo momento para conhecer as novas ferramentas, as melhores práticas e efetivamente utilizar como um auxílio na sua atuação do dia a dia do Poder Judiciário”, diz o juiz Rafael Paulo.
Master of Laws na Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, o juiz Rafael Leite Paulo integrou o Grupo de Trabalho que editou a Resolução CNJ nº 615/2025. Responsável pela concepção da pesquisa de projetos de IA do CNJ, participou da equipe que concebeu, definiu o modelo regulamentar e implantou a plataforma digital do Poder Judiciário, entre outros títulos e ações.
“Temos investido na capacitação de magistrados e servidores para a busca de soluções a partir dos recursos oferecidos pela inteligência artificial. Com a nova Resolução do CNJ, estamos trazendo o colega Rafael Leite Paulo, referência nacional no tema, dando prosseguimento ao processo de qualidade da nossa escola”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.