PUBLICADO EM: 07/04/2022 ÀS 10:03
ATUALIZADO EM: 07/04/2022 ÀS 10:03
Nos dias 11 e 12 de abril, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) sediará o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, no qual renomados conferencistas do Brasil e do exterior debaterão temas relevantes com vistas ao aprimoramento da justiça criminal. Os interessados em participar têm até hoje (7) para se inscrever.
O evento será realizado na modalidade híbrida, presencialmente – no auditório do edifício-sede da Corte baiana, em Salvador – e virtualmente, com transmissão no canal do PJBA no Youtube. As inscrições devem ser feitas aqui, por meio de formulários específicos para participação presencial ou virtual.
O Fórum é realizado pelo PJBA em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD) – programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD) – e conta com o apoio da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) e do Banco Regional de Brasília (BRB), além da assistência institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Entre os participantes, estão os Diretores do ILANUD, Douglas Durán Chavarría e Eugenio Raúl Zaffaroni, além de Ministros das Cortes Superiores, Desembargadores, Magistrados e autoridades nacionais e internacionais. Confira aqui programação completa.
Estabelecer melhor entendimento e cooperação internacional para a execução de políticas integradas que possibilitem reduzir o custo social, econômico e humano da desigualdade, do crime e da violência, a partir de uma visão com foco na ciência, na tecnologia, na inovação e nas oportunidades criadas pela educação, pelo esporte, pelo lazer e pelo crescimento econômico. Esse é o objetivo do evento, primeiro no Continente Americano a tratar do binômio segurança e desenvolvimento humano, em sintonia com os valores de governança multilateral da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU.
Ao longo dos dois dias, serão promovidos debates e reflexões para a criação de oportunidades e boas práticas de cidadania e formação ética e profissional de crianças e jovens que vivem na dura realidade das comunidades carentes do Brasil e da América Latina.
Memorando de Entendimento
A realização do Fórum está em consonância com o Memorando de Entendimento firmado entre o PJBA e o COPLAD/ILANUD. Previsto para vigorar por um período de cinco anos, o Instrumento objetiva o estabelecimento de cooperação técnica, acadêmica e científica, bem como o intercâmbio de experiências e de pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura, dentro das áreas nas quais tenham interesse.
Sob a presidência do Desembargador Nilson Castelo Branco, o PJBA considera fundamental a promoção de estratégias e políticas que resultem em práticas e abordagens bem-sucedidas de segurança pública, prevenção ao crime, aprimoramento da justiça, promoção dos direitos humanos que convirjam para os Objetivos do Milênio, estabelecidos no âmbito da ONU.
Fonte: Ascom