08/09/2022 17:20:36
A metodologia da APAC será foco do novo curso da ENM; interessados podem se inscrever até quinta-feira, 15 de setembro
A Escola Nacional da Magistratura (ENM) preparou para setembro um curso que preconiza um dos pilares fundamentais da Constituição Federal de 1988: a dignidade da pessoa humana. O curso “Formação no Modelo da Associação de Proteção e Assistência de Condenados” explora a metodologia da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). Um modelo de prisão onde os detentos não são chamados de presos, mas recuperandos. Nas instalações, são eles mesmos que cuidam da segurança e ordem do local.
Esse modelo de organização renova as esperanças de que essas pessoas possam voltar o quanto antes ao convívio social. A experiência é utilizada em 64 unidades prisionais brasileiras e já foi implantada em outros 12 países. O objetivo do conteúdo apresentado pela ENM é conscientizar magistrados – principalmente das Varas de Execução Penal -, para que conheçam métodos de ressocialização.
O curso da ENM está agendado no período entre 20 de setembro e 06 de outubro. Serão seis encontros virtuais e síncronos, das 17h às 19h, totalizando 20 horas-aula. A tutoria será do professor e pesquisador Railander Quintão de Figueiredo, que há anos atua com as APACs.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro, quinta-feira, na plataforma Moodle da ENM. As vagas são limitadas.