Fórum de Memória propõe debate sobre os 200 anos da primeira Constituição brasileira

Home > Fórum de Memória propõe debate sobre os 200 anos da primeira Constituição brasileira Voltar

Fórum de Memória propõe debate sobre os 200 anos da primeira Constituição brasileira

10 de julho de 2024

A proposta para a realização de um debate com especialistas sobre os 200 anos da primeira Constituição do Brasil foi um dos itens da reunião do Fórum Permanente de Memória do TJBA, na sexta-feira (5). Participaram do encontro o desembargador Cássio Miranda, presidente do fórum, o juiz Rogério Rossi, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, e os servidores Adeli Monteiro, Cristina Hireche e Flávio Novaes.

De acordo com o desembargador Cássio Miranda, a ideia é promover neste segundo semestre um debate com constitucionalistas para explicar a importância da Carta Magna, outorgada em 25 de março de 1824, oito meses após a Independência do Brasil na Bahia.

A Constituição, a mais longeva na história do Brasil, com 65 anos, estabeleceu a monarquia hereditária como regime de governo e a existência de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

Na reunião também foi discutida a indicação de novos membros para o fórum e sugeridos novos projetos e publicações. O próximo encontro está marcado para 23 de agosto, às 10 horas.

“Os fóruns permanentes são uma grande ferramenta para a promoção do conhecimento jurídico por meio de debates e pesquisas. Parabenizo o desembargador Cássio Miranda por mais uma boa bela iniciativa em prol da nossa memória”, diz o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior.

200 anos da primeira Constituição brasileira