PUBLICADO EM: 20/10/2023 ÀS 10:30
ATUALIZADO EM: 20/10/2023 ÀS 17:50
Foi com exposições e workshops voltados à criação de soluções inovadoras que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou o “Acelerando a Inovação”. O evento, que aconteceu nos dias 18 e 19/10, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) e com apoio da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG), culminou na criação colaborativa de um plano tático de inovação para a Corte baiana.
“Estamos empenhados em buscar adaptações capazes de garantir que o Judiciário ofereça tutela jurisdicional compatível com as novas expectativas sociais”, disse o Chefe do Judiciário baiano, ao abrir o evento no Auditório Desembargadora Olny Silva. Para uma plateia ávida por tecnologia, o Presidente fez um convite: “unam-se na criação de ideias que gerem valor para o Poder Judiciário. Bom evento a todos”.
Assista ao evento na íntegra aqui.
Integrando a Mesa de Abertura, a Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição e dos Projetos de Implantação do Juízo 100% Digital e do Núcleo de Justiça 4.0 do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, agradeceu ao Presidente a sensibilidade em perceber o valor da tecnologia nos dias de hoje. “Vamos colocar a mão na massa”, reforçou, fitando a plateia.
O Secretário da Setim, Ricardo Neri Franco, agradeceu ao Presidente Nilson o patrocínio desse projeto de Inovação. Em sua fala, o anfitrião do evento instigou a todos a repensarem a inovação “como um caminho sem volta, em direção ao progresso”.
De forma semelhante, o Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp), Desembargador Mário Augusto Albiani Júnior, e o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima louvaram a iniciativa do Desembargador Presidente. A Mesa de Abertura foi composta, além dos já citados, pela Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Andrade.
Ainda no primeiro dia do evento, o palco foi ambientado para o “Momento TJBA”, mediante a apresentação da agenda do Projeto Acelerando a Inovação, conduzida pelo Secretário Ricardo Neri, com a participação do Head da plataforma JExPlay e dos produtos de educação e consultoria do J.Ex. Mestre em Inovação e Doutorando pela UFRN, David Montalvão Júnior, e a Consultora em gestão na 3NEURON, Marcielen Dalla Costa.
Na ocasião, foi lançado o Prêmio Boas Práticas de Inovação, um convite para premiar magistrados, servidores e outros colaboradores que tenham desenvolvido ações inovadoras e que desejem propagar as boas práticas.
Como forma de aguçar a criatividade do público, o painel “Os 6Ds da Exponencialidade na Justiça”, conduzido pelo Advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ademir Piccoli, trouxe exemplos instigantes como a contratação de startups pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A palestra “Desafios Tecnológicos e Transformação Digital”, ministrada pelo Mestre em Administração, Palestrante e Conferencista, atual CEO da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, Frederico Welington Silveira Soares, também trouxe contributos importantes, entre outros, nos quesitos de eficiência e acesso à justiça.
No dia 19/10, a programação começou com uma explanação sobre o “Projeto Acelerando a Inovação e as 7 Premissas do Judiciário Exponencial e os principais marcos”. Divididos em grupos, servidores, magistrados e colaboradores da Corte baiana puderam, na prática, pensar e articular medidas de inovação, juntamente a especialistas em Gestão Financeira e Inovação.
Descrição da imagem: Presidente do TJBA e demais autoridades na mesa de honra do evento [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem