DESEMBARGADOR LIDIVALDO REAICHE REALIZA PALESTRA SOBRE O JURISTA RUY BARBOSA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

Home > DESEMBARGADOR LIDIVALDO REAICHE REALIZA PALESTRA SOBRE O JURISTA RUY BARBOSA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA Voltar

DESEMBARGADOR LIDIVALDO REAICHE REALIZA PALESTRA SOBRE O JURISTA RUY BARBOSA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

 PUBLICADO EM: 29/03/2023 ÀS 19:45

 ATUALIZADO EM: 29/03/2023 ÀS 19:45

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, estende as homenagens ao Jurista Ruy Barbosa para as faculdades de direito. O Desembargador Lidivaldo Reaiche, Presidente da Comissão Organizadora do Centenário de Morte de Ruy Barbosa e Membro da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), fez a palestra “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à nação” para os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

A exposição ocorreu na sexta-feira (24), como parte do ciclo de palestras do início do semestre 2023.1. O TJBA, por meio do Desembargador Lidivaldo Reaiche, planeja levar a palestra para outras faculdades de direito, não apenas de Salvador, mas também do interior do estado da Bahia. “A proposta é mostrar para os jovens a importância que Ruy teve desde a época do Império até a República” comentou o Magistrado. 

A exposição na Ufba contou com a participação do Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão Permanente de Memória do TJBA. Os Magistrados, que foram egressos da Ufba e destacaram a alegria em retornar à instituição onde se formaram, foram recepcionados pelo Diretor da Faculdade de Direito, Professor Julio Cesar de Sá da Rocha, e pela Vice-Diretora, Professora Mônica Neves Aguiar da Silva. 

O Desembargador Lidivaldo Reaiche agradeceu pelo convite. A palestra sobre a vida de Ruy Barbosa faz parte da comemoração do Centenário de Morte do Jurista Baiano, celebrada no dia 1º de março de 2023. Neste dia, o TJBA fez uma solenidade reunindo autoridades dos três Poderes, além de civis e militares, para homenagens e colocação de flores na cripta, onde estão os restos mortais do Jurista e de sua esposa Maria Augusta.  

Na ocasião, o Judiciário baiano outorgou a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito, e lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”.  Exemplares desta publicação foram distribuídos para os estudantes que acompanharam a palestra na Ufba. 

Dando continuidade às comemorações, nos dias 09 e 10 de março, o TJBA realizou o Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do Poder Judiciário Baiano. O seminário contou com a participação da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), quando também foi agraciada com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.  

Saiba mais 

Descrição da imagem: Desembargador Lidivaldo Reaiche palestra em auditório cheio de estudantes [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom

  • Calendário

    March 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
          
    < Feb Apr >
  • Tags