DESEMBARGADOR JOSÉ ARAS TOMA POSSE COMO VICE-DIRETOR DA UNICORP

Home > DESEMBARGADOR JOSÉ ARAS TOMA POSSE COMO VICE-DIRETOR DA UNICORP Voltar

DESEMBARGADOR JOSÉ ARAS TOMA POSSE COMO VICE-DIRETOR DA UNICORP

O Presidente do Poder Judiciário da Bahia, Desembargador Lourival Trindade, recebeu, na manhã desta sexta-feira (21), na sala da presidência, os Desembargadores Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp), e José Soares Ferreira Aras Neto, que tomou posse como Vice-Diretor da Unicorp.

Participaram da cerimônia, a Juíza Rita Ramos, Coordenadora-Geral da Unicorp; o Servidor Franco Bahia Karaoglan, Secretário-Geral da Presidência; a Servidora Clio Nobre Felix, Chefe de Gabinete da Presidência; e a Servidora Tuany Silva Andrade, Secretária-Geral da Unicorp.

O Desembargador Lourival Trindade realizou a abertura da cerimônia, leu o termo de posse e destacou o momento como importante para o Poder Judiciário e sua Universidade Corporativa, que contará, agora, com a experiência do Desembargador José Aras, conhecido no mundo acadêmico.

desembargador-Lourival-Trindade-1-150x150 Desembargador José Aras toma posse como Vice-Diretor da Unicorp

 

 

Desembargador Lourival Trindade
Presidente do Poder Judiciário da Bahia

Segundo o Desembargador Nilson Castelo Branco, a expertise do Desembargador Aras vai somar de forma significativa ao legado construído pela Unicorp, principalmente no que diz respeito ao setor público. Também destacou as qualidades do professor catedrático e conceituado na Bahia.

nilson-soares-castelo-branco-150x150 Desembargador José Aras toma posse como Vice-Diretor da Unicorp

 

 

Desembargador Nilson Castelo Branco
Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp)

Tocador de áudio

“Primeiro quero registrar a alegria de contar com essa confiança do Desembargador Nilson, meu professor eterno, e do Presidente Lourival, para essa função de relevância para o nosso Tribunal, e muito mais do que isso, para a Justiça como um todo na Bahia”, pontuou o novo Vice-Diretor da Universidade Corporativa do Judiciário baiano.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Corte baiana, o Desembargador José Aras discorreu ainda sobre os projetos, já no segundo semestre, e o novo desafio.

José-Aras-150x150 Desembargador José Aras toma posse como Vice-Diretor da Unicorp

 

 

Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto
Vice-Diretor da Universidade Corporativa (Unicorp)

Dentre as atribuições do Vice-Diretor da Unicorp estão: desenvolver plano de trabalho, programas e projetos, submetendo-os ao Diretor-Geral aqueles apresentados pela coordenação-geral; exercer a coordenação de cursos de Formação Inicial, Continuada ou Vitaliciamento, conforme facultado pelo Diretor-Geral; supervisionar a realização dos cursos, seminários e eventos congêneres, conforme facultado pelo Diretor-Geral; representar o Diretor-Geral nos eventos e compromissos institucionais, sempre que necessário; e exercer outras funções inerentes à área pedagógica ou que lhe sejam delegadas pelo Diretor-Geral.

Trajetória do Desembargador José Aras – Nascido em Salvador, passou longos períodos de sua infância e juventude na cidade de Euclides da Cunha; trabalhou como “menor aprendiz” no extinto Baneb – Banco do Estado da Bahia; foi Professor de História e Geografia da rede pública de ensino do Estado da Bahia.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1998 e especializou-se em Direito Público no ano seguinte. Como Professor Universitário, lecionou na Escola Livre de Direito Josaphat Marinho; na Universidade Católica do Salvador (2003-2005) e na Universidade Federal da Bahia (2004 – 2006). Fundou, em 2012, o Centro de Estudos José Aras (Cejas), do qual é Diretor Pedagógico e Professor de Direito Administrativo. É Docente/Orientador em diversas Universidades e Faculdades de Direito na Bahia e no Rio de Janeiro.

Na academia, suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à Supremacia do Interesse Público e Políticas Públicas; Improbidade Administrativa; Estatutos dos servidores públicos; e Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor às relações empresariais. José Aras, que é Membro do Instituto dos Advogados da Bahia e filiado ao Instituto de Direito Administrativo da Bahia, também atua como parecerista e palestrante e presta consultoria jurídica a municípios, órgãos públicos e entidades do terceiro setor.

Em 2015, recebeu Comenda Cruz de Reconhecimento Social, Gran Comendador, Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências, Jurídicas e Sociais. No currículo, o Advogado reúne a participação em diversas palestras e seminários nacionais e a publicação de mais de dez livros jurídicos. Como desembargador, empossado em 26 de dezembro de 2019, passou a atuar na 5ª Câmara Cível do TJBA.

Fonte: Ascom