“DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO” É TEMA ABORDADO NO CICLO DE PALESTRAS DA CPAI. INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE AGOSTO

Home > “DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO” É TEMA ABORDADO NO CICLO DE PALESTRAS DA CPAI. INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE AGOSTO Voltar

“DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO” É TEMA ABORDADO NO CICLO DE PALESTRAS DA CPAI. INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE AGOSTO

No próximo dia 23, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realiza o Ciclo de Palestras em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No evento, o Superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, Alexandre Carvalho Baroni, ministra a palestra “Desafios e Perspectivas para a Acessibilidade e Inclusão”. As inscrições seguem abertas até 18 de agosto, por meio do acesso ao Sistema de Educação Corporativa (Siec), disponível no Portal da Universidade Corporativa (Unicorp).

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJBA, presidida pelo Desembargador Julio Cezar Lemos Travessa, objetiva, com este evento, promover debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. A iniciativa ocorre, das 14h às 18h, no auditório do edifício-sede do TJBA.

De acordo com o Decreto Judiciário nº 459, publicado em 9 de agosto de 2019, as palestras serão ministradas com a finalidade de orientar toda a administração no desempenho da inclusão das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida, para que sejam disponibilizadas boas práticas de acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia.

“Desafios e Perspectivas para a Acessibilidade e Inclusão” é o tema da apresentação do Engenheiro Químico, Alexandre Carvalho Baroni, que compõe a programação do evento e acontece às 17h. O palestrante possui Pós-Graduação em educação infantil e fundamental para pessoas deficiência; e em gestão de pessoas e liderança. É ganhador do Prêmio Direitos Humanos – relativo às pessoas com deficiência, conferido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (2012); e participante ativo do processo de ratificação da Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) e também do processo de internalização desta convenção com força de emenda constitucional pelo Brasil.

Além disso, o Educador foi membro organizador da primeira audiência pública relativa à Lei 13.146, na Universidade de Campinas (2003). Atuou como Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2006-2008) e dos Centros de Vida Independente do Brasil (2000-2008); e como Vice-Presidente do Comitê de monitoramento da Convenção da Guatemala (2006-2008).

Fonte: Ascom