DECRETO CONVOCA MAGISTRADOS PARA O CURSO “DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES”; SERVIDORES TAMBÉM PODEM PARTICIPAR 

Home > DECRETO CONVOCA MAGISTRADOS PARA O CURSO “DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES”; SERVIDORES TAMBÉM PODEM PARTICIPAR  Voltar

DECRETO CONVOCA MAGISTRADOS PARA O CURSO “DIREITOS FUNDAMENTAIS PARA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES”; SERVIDORES TAMBÉM PODEM PARTICIPAR 

 PUBLICADO EM: 15/08/2022 ÀS 10:35

 ATUALIZADO EM: 15/08/2022 ÀS 10:35

Todos os magistrados da capital e do interior, com atuação em Jurisdição Plena ou Varas Criminais, especializadas ou não, que detenham competência para aplicar a Lei n. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), estão convocados a participar do curso “Direitos fundamentais para prevenção e enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres”. A determinação consta no Decreto Judiciário n. 542, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 3 de agosto. 

O curso, do qual podem participar, também, todos os servidores interessados, objetiva a atualização na aplicação da Lei n. 11.340/2006, em atendimento ao disposto nas Resoluções n. 254/2018 e n. 284/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e nas Recomendações CNJ n. 105/2021 e n. 124/2022.  

O intuito é capacitar magistrados e servidores em direitos fundamentais para prevenir e enfrentar as formas de violência de gênero contra a mulher, no sentido de conferir prioridade à apreciação das hipóteses de descumprimento de medidas protetivas de urgência e a atuação em rede, com o Ministério Público e os órgãos integrantes da Segurança Pública, assegurando maior efetividade às medidas protetivas de urgência. 

De iniciativa da Universidade Corporativa do TJBA, a referida ação educativa é ofertada na modalidade a distância e de no formato autoinstrucional, por meio de videoaulas assíncronas, materiais de apoio e de aprofundamento, em Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unicorp. 

Ministrado pela Advogada e Professora Nívea Pereira, o conteúdo soma 20 horas/aula e contempla os seguintes temas: o dever do estado de criar mecanismos para coibir a violência doméstica; ciclo da violência e dos fatores de risco a que estão submetidas as mulheres em situação de violência doméstica e familiar; eliminação dos fatores que levam à revitimização da mulher vítima de violência doméstica e familiar e ao enfraquecimento de sua confiança nas instituições e nos agentes do estado; lei 14.188/2021 e a criminalização da violência psicológica contra a mulher; e CNJ e o combate à violência doméstica.  

As inscrições devem ser realizadas neste link, utilizando login e senha de rede do Tribunal. As orientações necessárias para acesso ao ambiente virtual da ação educativa estarão disponíveis a partir da efetivação da inscrição. 

Após inscrição, o curso fica disponível para início imediato, e os participantes devem concluir a capacitação, impreterivelmente, até o dia 31 de agosto

No mês de setembro, além destas 20h inicialmente ofertadas, será disponibilizado um módulo exclusivo para oficiais de justiça, com carga-horária de 4h, e enfoque no cumprimento de mandados  das medidas protetivas de urgência.

Breve currículo da docente 

NÍVEA PEREIRA – Advogada Criminalista, Especialista Direito Público, com ênfase em Ciências Criminais e Direito da Criança e do Adolescente, Mestranda em Criminologia pela Universidad de la Empresa, Montevidéu-UY, Professora de Ciências Criminais e Direito da Criança e do Adolescente, Professora de Ciências Criminais em cursos de Pós Graduação lato sensu, palestrante, Docente do curso de Bacharelado em Direito e Ciências Jurídicas, das disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal, da UniFTC. 

Descrição da imagem: card em tons de amarelo, contendo o nome da capacitação, acompanhado do desenho de uma mulher fazendo o sinal de “pare” [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem

Fonte: Ascom

  • Calendário

    March 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
          
    < Feb Apr >
  • Tags