CURSOS DA UNICORP GANHAM DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL

Home > CURSOS DA UNICORP GANHAM DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL Voltar

CURSOS DA UNICORP GANHAM DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL

Compromissada em capacitar magistrados e servidores por meio da oferta de ações educativas plurais, transversais e democráticas, a Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) dispõe de robusto portfólio de cursos e capacitações, os quais têm recebido reconhecimento para além do âmbito estadual.

Incumbida do credenciamento dos cursos destinados ao ingresso, vitaliciamento e à promoção na carreira da magistratura, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é responsável, também, pela fiscalização e acompanhamento dos cursos credenciados. Considerando tal atribuição, representantes da Enfam acompanharam o desenvolvimento do curso “Media Training: tópicos essenciais no relacionamento com a imprensa”, promovido pela Unicorp, avaliando positivamente a iniciativa.

“São pontos positivos do curso: a pertinência e a importância dos assuntos estudados; o comprometimento e o desempenho do docente e da equipe técnica da Escola, as vídeo aulas e os podcasts, os debates e as interações dos fóruns de discussão, glossário e mural virtual com o foco no desenvolvimento de competências dos magistrados”, assim foi apontado no relatório apresentado pela Enfam, o qual culminou no posterior envio de ofício, pela Secretária-Geral da Escola, Juíza Federal Cíntia Brunetta, ao Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco, parabenizando pelo trabalho desenvolvido.

“Cumprimentamos a Escola pelo comprometimento em oferecer curso com qualidade, voltado para o desenvolvimento de competências profissionais necessárias à atuação segura, visando à prestação jurisdicional de excelência, e o esforço para cumprir as exigências expressas nos normativos da Escola Nacional. Cabe elogiar, além do desenvolvimento da ação educacional, o acolhimento aos alunos e à equipe da Enfam”, destacou a Secretária-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Oferecido no modelo a distância, entre os meses de outubro e novembro deste ano, o curso “Media Training: tópicos essenciais no relacionamento com a imprensa”, credenciado pela Enfam por meio da Portaria nº 227/2021, buscou contribuir para a atividade judicante no relacionamento com a imprensa e nas diversas mídias.

Sua realização teve o intuito de capacitar os magistrados para aplicarem diversas técnicas de comunicação verbal e não verbal que possibilitam melhorar a apreensão da mensagem enviada aos seus interlocutores, no caso à sociedade e à imprensa, nas diversas mídias, com as competências de raciocínio lógico-crítico, de criatividade e de postura ética e senso de responsabilidade social, trabalhando as questões do conhecimento, dos procedimentos e das atitudes no contexto e de acordo com os atos normativos que regem as abordagens de comunicação.

Compartilhamento – Primeiro a ser credenciado na Enfam com o tema (Portaria nº 269/2021), atendendo a Recomendação CNJ nº 107, o “Curso Básico de Cooperação Judiciária”, elaborado pela Unicorp, também obteve igual sucesso. Sua repercussão positiva resultou no pedido de compartilhamento pela Escola Judicial do Estado de Sergipe (EJUSE), que objetiva realizar a capitação no próximo ano.

Igualmente oferecido na modalidade a distância, por meio de aulas síncronas e atividades assíncronas, o “Curso Básico de Cooperação Judiciária” intenciona potencializar a aplicação de medidas de cooperação judiciária, com vistas a desburocratizar e tornar mais ágil o cumprimento de atos judiciais, buscando ainda o compartilhamento de competências entre os juízos e instituições cooperantes, observando a Resolução CNJ nº 350, de 27 de outubro de 2020.

Credenciamento – A oferta de cursos credenciados pela Enfam é uma constante e, nesta gestão, mesmo em meio à pandemia, a Unicorp manteve-se atuante, adotando o modelo a distância como uma opção viável para a realização das ações educativas.

Ao longo do biênio 2020/2022, a Unicorp elaborou e promoveu os seguintes cursos com credenciamento pela Escola Nacional: Formação Inicial de Juízes Substitutos do PJBA (3 turmas + 1 curso voltado a magistrado cuja posse ocorreu após os demais); Português e Redação Forense para Magistrados; Cooperação Judiciária; e Media Training: Tópicos essenciais do relacionamento com a imprensa.

Além disso, a Unicorp ofereceu, aos magistrados e servidores do PJBA, cursos formatados e compartilhados pela Enfam, igualmente credenciados. Entre eles estão: Gestão Cartorária; Gestão de Pessoas; O Juiz e a Atividade Notarial e Registral; Fundamentos para o trabalho do Diretor do Foro; e Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes.

Todos os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Unicorp são previamente divulgados nos canais de comunicação, tanto do PJBA quanto da própria Universidade. Para tomar conhecimento dos cursos disponíveis, o ideal é sempre acompanhar as redes sociais da Unicorp, especialmente o Instagram, as matérias postadas no portal do PJBA e da Unicorp e o e-mail institucional.

Sob a direção-geral do Desembargador Nilson Castelo Branco, a Unicorp tem como Vice-Diretor o Desembargador José Aras, e como Coordenadora-Geral, a Juíza Rita Ramos. A unidade atua pautada na linha de orientação do Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade.

Fonte: Ascom