Curso para formar facilitadores em círculos de construção de paz chega a Ilhéus

Home > Curso para formar facilitadores em círculos de construção de paz chega a Ilhéus Voltar

Curso para formar facilitadores em círculos de construção de paz chega a Ilhéus

19 de março de 2024

Ampliar as possibilidades para a solução adequada de conflitos, capacitando atores envolvidos em práticas restaurativas, é o objetivo do “Curso Formação de Facilitador em Processo Circulares – Círculos de Construção de Paz – Não conflitivo – Ilhéus – Março/2024”, promovido pela Unicorp em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau, presidido pela desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus.

Destinada exclusivamente a um grupo de 25 participantes indicados pela Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) de Ilhéus, a capacitação busca tornar o futuro formador apto a aplicar a prática restaurativa de Círculos de Construção de Paz em situações não-conflitivas, tanto nos casos judicializados como em situações ainda fora do sistema de Justiça.

O curso, com carga de 24 horas, será realizado na modalidade presencial, no salão de reuniões do Fórum de Ilhéus,de 25 a 27 de março, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A juíza Sandra Magali Mendonça, mestra pela UFBA, com pesquisa em Práticas Restaurativas na Violência doméstica, e pós-graduada em Justiça Restaurativa na Faculdade Madre Thais, é uma das instrutoras do curso.

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidaddel Museo Social Argentino (UMSA)o servidor Thomas Santos será o outro instrutor.

“É fundamental que este tipo de ação chegue a outras comarcas, promovendo também nessas localidades o aperfeiçoamento necessário aos magistrados e servidores. Daremos uma atenção especial à interiorização das nossas ações”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.