CURSO “DIREITO SISTÊMICO E CONSTELAÇÕES FAMILIARES” TEM A PRESENÇA DE MAGISTRADOS E SERVIDORES

Home > CURSO “DIREITO SISTÊMICO E CONSTELAÇÕES FAMILIARES” TEM A PRESENÇA DE MAGISTRADOS E SERVIDORES Voltar

CURSO “DIREITO SISTÊMICO E CONSTELAÇÕES FAMILIARES” TEM A PRESENÇA DE MAGISTRADOS E SERVIDORES

O Curso “Noções Básicas de Direito Sistêmico e Constelações Familiares na Resolução de Conflitos” teve início na quinta-feira (18) e encerramento nesta sexta-feira (19). Magistrados e servidores reuniram-se para as aulas na Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), unidade coordenada pela Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais (AEP II).

A condução dos trabalhos esteve sob responsabilidade do Juiz de Direito Sami Storch, Titular da 2ª Vara de Família da Comarca de Itabuna e Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Desde 2006, o Magistrado utiliza o conhecimento das ordens sistêmicas, descobertas pelo terapeuta e filósofo alemão, Bert Hellinger, e aplica as constelações familiares para promover altos índices de conciliações e soluções harmonizadoras nas questões judiciais em diversas áreas.

Com intuito de fornecer visão clara e sistêmica dos relacionamentos humanos, a capacitação forneceu fundamentos acerca do que sustenta o trabalho das constelações familiares e como pode ser aproveitado pelos profissionais da justiça, envolvidos no âmbito da resolução de conflitos e conciliação, conforme esclareceu Sami Storch.

Na oportunidade, o Docente explicou sobre a maneira tradicional de resolução conflituosa na área judiciária e a importância de conhecer as leis sistêmicas, que ajudam na condução pacificadora dos trabalhos desenvolvidos.

Durante a primeira aula, foram abordados os conceitos de funcionabilidade da visão sistêmica e fenomenológica, questões transgeracionais, relacionadas aos traumas, exclusões, desordem no sistema familiar, social e nacional, citando as descobertas feitas por Bert Hellinger. Já no segundo dia de curso, foi realizada uma série de exercícios práticos vivenciais, em termos das dificuldades de adoção, guarda, alienação parental, divórcio, violência, infância e juventude.

Presente no curso, a Servidora da 1ª Vara Cível, Airana Oliveira, esclareceu sobre o interesse de conhecer as técnicas de constelação familiar, aplicadas à área do Direito.

Fonte: Ascom