CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA A INTEGRANTES DO GSI/PJBA MARCA A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DA UNICORP PUBLICADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03 ATUALIZADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03

Home > CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA A INTEGRANTES DO GSI/PJBA MARCA A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DA UNICORP PUBLICADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03 ATUALIZADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03 Voltar

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA A INTEGRANTES DO GSI/PJBA MARCA A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DA UNICORP PUBLICADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03 ATUALIZADO EM: 29/07/2021 ÀS 17:03

A abertura do curso de “Capacitação em Segurança a integrantes do GSI/TJBA – Proteção a magistrados ameaçados”, com um total de 40 horas/aula, marcou a retomada dos trabalhos presenciais na nova sede da Universidade Corporativa (Unicorp), localizada no quarto pavimento do Edifício Advogado Pedro Milton de Brito – Anexo II, na sede do Judiciário baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A Universidade Corporativa reforça o compromisso de ampliar o conhecimento de forma transversal, na linha da orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, que tem valorizado o Primeiro Grau, principalmente magistrados, servidores e terceirizados do PJBA, e do Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco, que definiu a “Universidade dos sonhos” como espaço plural e democrático.

Um exemplo desse trabalho é o treinamento contínuo dos policiais que efetivam a segurança institucional e dos magistrados, por meio do Diretor-Geral em exercício, Desembargador José Aras, e a Comissão Permanente de Segurança (CPS), tendo como Presidente em exercício o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Os dois abriram o curso de formação continuada voltado aos integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e falaram sobre a importância desse trabalho.

A capacitação ocorrerá também nos dias 30 e 31 julho e dias 5, 6 e 7 de agosto, com aulas teóricas, na sede da Unicorp, e aulas práticas, no BOPE/BA e na Base Aérea de Salvador.

A formação visa a dar conhecimento e treinamento continuado aos policiais que efetivam a segurança institucional, com matérias sobre segurança pessoal e funcional. Para o alcance dos objetivos pretendidos, serão desenvolvidas práticas comportamentais e operacionais, com a finalidade de aprimorar nos policiais-alunos a necessária postura protetiva, preventiva e defensiva contra ameaças presentes nas situações de escolta e proteção aos magistrados do TJBA.

O curso faz parte do Plano de Formação e Especialização de Agentes de Segurança e observa as exigências contidas na Resolução CNJ n. 291/2019, além de integrar a política de segurança institucional, em cumprimento a Portaria do CNJ n. 135/2021 que dispõe sobre o Prêmio CNJ de qualidade.

Participam como instrutores, o Juiz Isaías Vinícius de Castro Simões, que também atua como organizador do curso; o Capitão PMBA André Ribeiro Prado; o TC BM Ramon Dieggo Pimentel Valle Baylão Diniz; e o Capitão PMBA Deivide Luís Souza Costa.

A nova sede da Universidade Corporativa, inaugurada no último dia 10 de junho, em cerimônia transmitida por meio do canal do PJBA no Youtube, conta com modernas instalações, em uma área de aproximadamente 1.100m², com salas amplas e equipadas para realizar ações educativas diversas, como cursos, palestras e workshops, tanto presencialmente, quanto de forma remota. Conta, ainda, com espaço para estudo e reuniões, laboratórios de informática e praça de alimentação.

A escolha do terraço do Anexo II, além de aproximar a Universidade dos magistrados e servidores, uma vez que o edifício se localiza, literalmente, no coração do Judiciário baiano, traz consigo outras vantagens, como segurança e vigilância 24h, estacionamento disponível, mobilidade facilitada pelo metrô e transporte público, moderno sistema de tecnologia e informatização. Além disso, é importante salientar que a escolha do prédio, construído no modelo sustentável, com reaproveitamento da água de chuva e energia solar, foi fundamental para a redução do custo operacional da obra.

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags