CORONAVÍRUS: MÉDICO DO TJBA FAZ APELO PARA QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZEM SOBRE A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO

Home > CORONAVÍRUS: MÉDICO DO TJBA FAZ APELO PARA QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZEM SOBRE A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO Voltar

CORONAVÍRUS: MÉDICO DO TJBA FAZ APELO PARA QUE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZEM SOBRE A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO

Os esforços para combater o contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) estão sendo intensificados em todo o país e diversas medidas preventivas foram determinadas pelas autoridades federais, estaduais e municipais. No âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Decretos Judiciários e Ato Conjunto estabeleceram medidas como suspensão de audiências e sessões, sistema de rodízio e teletrabalho, uma vez que o isolamento social tem sido uma das principais recomendações.

Diretor de Assistência à Saúde do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o médico Rogério Tourinho chama atenção para a importância da conscientização de todos sobre a necessidade da restrição de mobilidade neste momento, lembrando que essa é uma ação imprescindível e que não deve ser burlada.

Além de manter distância das pessoas durante este período, o médico reitera o papel da limpeza também como grande aliada nessa luta. O profissional reforça alguns cuidados que devemos tomar.

Ainda sobre os cuidados necessários para prevenir o contágio, o médico esclarece que a falta de álcool em gel não deve ser motivo para pânico. Conforme enfatiza, o melhor agente de limpeza é a dupla “água e sabão”, que não deve ser substituída pelo uso de álcool em gel. Este deve ser utilizado quando não há a possibilidade de lavar as mãos.

O uso de máscara também deve ser feito com parcimônia. O Diretor de Assistência à Saúde do TJBA explica quem, de fato, deve usar e ressalta que, muitas vezes, a pessoa comum pode fazer o uso inadequado, não trazendo, assim, os benefícios esperados.

É importante lembrar ainda que o cuidado, no caso dos idosos, deve ser redobrado.

O médico Rogério Tourinho orienta ainda sobre quais os sintomas da doença e como a pessoa deve agir caso apresente quadro compatível.