CONHECENDO O JUDICIÁRIO: AGENDE UMA VISITA AO TJBA E VIVA DE PERTO A HISTÓRIA DO TRIBUNAL MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS

Home > CONHECENDO O JUDICIÁRIO: AGENDE UMA VISITA AO TJBA E VIVA DE PERTO A HISTÓRIA DO TRIBUNAL MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS Voltar

CONHECENDO O JUDICIÁRIO: AGENDE UMA VISITA AO TJBA E VIVA DE PERTO A HISTÓRIA DO TRIBUNAL MAIS ANTIGO DAS AMÉRICAS

 PUBLICADO EM: 18/08/2023 ÀS 11:37

 ATUALIZADO EM: 18/08/2023 ÀS 11:38

Já acessou o subsolo do Fórum Ruy Barbosa e tocou na cripta onde jazem, há mais de 70 anos, os restos mortais de Ruy Barbosa e de sua esposa, Maria Augusta? Ou se imaginou como um Juiz no Salão Nobre? Emoções assim só podem ser sentidas de perto. É por isso, que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, segue recepcionando estudantes de universidades, e propiciando, por meio do projeto Conhecendo o Judiciário, experiências únicas e marcantes.   

De janeiro, até a primeira semana de agosto, já foram mais de mil visitantes. São futuros profissionais de Direito de Universidades e Faculdades da capital baiana, como Anhanguera Unime; Unifacs, Ufba e Ucsal, por exemplo.   

Além de conhecer as instalações do histórico Fórum Ruy Barbosa, o projeto leva os estudantes para dentro da sede do TJBA – o mais antigo das Américas. Na Corte baiana, a visita guiada começa pelo átrio, segue para a Biblioteca do edifício-sede, Ney Leite Silva; vai ao Unijud, centro digital de processos; adentra o Tribunal Pleno e, depois, abre as portas da Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA.  

Os visitantes podem, ainda, entre um passo e outro, ter a possibilidade de conversar e trocar conhecimento com um Magistrado.   

Neste segundo semestre de 2023, o projeto acontece às terças, quintas e sextas-feiras, a partir do dia 24/08. No turno da manhã, a visita é no edifício-sede do TJBA, e à tarde no Fórum Ruy Barbosa. Professores interessados em participar do projeto com seus alunos, solicitem a visita previamente, por meio do e-mail ascom@tjba.jus.br, identificando no assunto “Conhecendo o Judiciário”.    

Além desse projeto, o Desembargador Lidivaldo Reaiche Britto tem contribuído, significativamente, para a divulgação sobre a memória e a história do Tribunal de Justiça da Bahia.  

Conhecendo o Judiciário espera por você! 

Descrição da imagem: marca do projeto Conhecendo o Judiciário {Fim da descrição} 

#pracegover #pratodosverem    

Fonte: Ascom