02 de maio de 2024
Personalidades do sistema de justiça prestigiaram em grande número o lançamento da revista Unicorp em Pauta, no final da tarde da terça-feira (30), no terraço do Anexo II do Tribunal de Justiça da Bahia. O primeiro exemplar do número inaugural da publicação foi entregue, pelo diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior, à presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende.
“A Unicorp em Pauta é uma colaboração importante da nossa universidade corporativa para a comunidade jurídica”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior, que agradeceu a presidente pela entrevista concedida e a parabenizou pela recente nomeação dos 203 novos servidores do TJBA.
Cerca de 150 pessoas, entre desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e servidores conheceram em primeira mão a revista, que traz na capa uma entrevista com a presidente sobre as diretrizes da gestão 2024/2026.
“A Unicorp em Pauta representa uma iniciativa cultural muito importante para o nosso tribunal”, disse a presidente Cynthia Resende. “Parabenizo o desembargador Jatahy Júnior e a toda sua equipe pelo trabalho, e dizer que continuo com a certeza de que o nome foi bem escolhido para esse cargo”, completou, se referindo à direção-geral da Unicorp.
A presidente divide a capa com outra ilustre personalidade da magistratura nacional, o ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça. O ministro é referência no País no tema Superendividamento e, na entrevista, nos falou sobre este grave problema nacional.
A revista, com periodicidade trimestral e preferencialmente digital, traz artigos não científicos dos seguintes especialistas: os juízes Pablo Stolze e Bruno Barros, a juíza Sandra Magali Mendonça, a advogada Maria Clara Seixas, o advogado Ermiro Ferreira Neto e o servidor Danilo Santana.
Além de lançar o primeiro número da revista Unicorp em Pauta, o diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, desembargador Jatahy Júnior, tratou, na terça-feira (30), sobre novos e antigos projetos que são desenvolvidos na atual gestão.
Já implementados em 2023, os fóruns permanentes ganharam novos integrantes. Já os polos descentralizados chegarão a novas comarcas. O desembargador lembrou a criação de cursos, em especial os mestrados strictum sensu em Segurança Pública, Justiça e Cidadania e realização de pesquisa, pela Universidade Federal da Bahia, e em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas.
Entre as novas ações, foram apontadas a reunião realizada com presidentes das comissões a fim de atender o Regulamento para a concessão do Prêmio CNJ de Qualidade referente ao ano de 2024. E, mais recentemente, a aprovação, pela Reunião de Análise Estratégica, do programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas, de formação inicial para o servidor recém-ingresso no Poder Judiciário do Estado da Bahia.
Por fim, o diretor-geral falou sobre novos projetos, com lançamentos previsto para maio: o Café e Saber Unicorp, uma roda de conversas com temas atuais, num formato leve e troca de ideias; o PodSaberUnicorp +, podcast em formato vídeo, com entrevistas semanais, com personalidades do sistema de justiça, exibido no canal da Unicorp no YouTube; o Jornal Saber Unicorp, informativo semanal com as principais notícias dos fatos produzidos pela Universidade Corporativa Hermes Lima; e o novo site da Unicorp.
“A ideia é disseminar o conhecimento com o auxílio das mais diversas plataformas, pensando sempre, também, nas possibilidades de aprendizado fora da sala de aula. Esperamos, ao final da nossa gestão, deixar um legado para magistrados e servidores do nosso tribunal”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.