COMISSÃO ESPECIAL DE INFORMÁTICA E SETIM ALINHAM DIRETRIZES DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2022-2024

Home > COMISSÃO ESPECIAL DE INFORMÁTICA E SETIM ALINHAM DIRETRIZES DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2022-2024 Voltar

COMISSÃO ESPECIAL DE INFORMÁTICA E SETIM ALINHAM DIRETRIZES DE TRABALHO PARA A GESTÃO 2022-2024

Trabalho conjunto e harmônico. Esse é um dos propósitos da nova gestão do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). Buscando atender a tal intuito, o desembargador presidente Nilson Castelo Branco tem visitado os setores, a fim de se inteirar das demandas mais prementes. No mesmo sentido, a Comissão Especial de Informática, representada por seu presidente, desembargador Mário Albiani Júnior, e pela desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, reuniu-se com membros da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), na manhã dessa terça-feira (15). 

Recepcionados pelo secretário de Tecnologia, Ricardo Neri, e pelo diretor de Informática, Henrique Roma de Lima, os desembargadores buscaram conhecer a estrutura e o funcionamento do setor, os projetos, as demandas, as necessidades, os gargalos e os desafios. Dialogaram sobre a importância de se estabelecer uma metodologia de trabalho, com critérios e regras de negócio bem planejados e definidos, e debateram sobre sistemas e funcionalidades, relatando vivências pessoais.  

Para o desembargador Mário Albiani Júnior, esse primeiro contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização foi extremamente proveitoso, haja vista a base necessária “para uma governança adequada”. 

05-Mario-Albiani-Júnior-des-150x150 Comissão Especial de Informática e Setim alinham diretrizes de trabalho para a gestão 2022-2024    
Desembargador Mário Albiani Júnior
Presidente da Comissão Especial de Informática

O encontro contou com a participação do assessor especial do Núcleo de Precatórios, juiz Sadraque Oliveira Rios, cuja contribuição definiu algumas prioridades, tais como: a informatização do setor de precatórios e o desenvolvimento de funcionalidades para o sistema PJe, especialmente no que tange ao 1º grau e à justiça criminal. 

Na oportunidade, o magistrado destacou o ineditismo da visita, primeiro passo dado com vistas a promover a aproximação entre a Comissão e a Setim. “A presença da desembargadora Pilar e do desembargador Mário aqui, fisicamente na Setim, à semelhança do que o desembargador Nilson fez, também visitando a Secretaria, é um momento histórico, sem querer lançar elogios em vão, porque demonstra como eles estão concretamente preocupados em escutar os setores, as áreas técnicas, e tomar decisões que sejam compatíveis com as necessidades de melhor funcionamento da unidade”, salientou o juiz assessor especial.  

Nessa senda, a desembargadora Pilar reforçou o papel da Comissão como ponte para auxiliar o diálogo entre a Setim e os magistrados, no que alude ao atendimento das demandas. Conforme afirmou,  as solicitações são diversas e os servidores, muitas vezes, não se sentem confortáveis para falar sobre a inviabilidade delas. “Eles [os servidores] ficam na necessidade de alguém que esteja próximo dos nossos colegas e que possa dizer: nós selecionamos tais projetos, a prioridade, hoje, da Setim é esse, esse, esse, ou seja, que dê um roteiro daquilo que a Comissão definiu junto com as pessoas que têm expertise na matéria, para dizer este é o viável, este é um segundo tempo ou não traz resultado”, pontuou a desembargadora. 

Capacitação – Atuando, também, à frente da Universidade Corporativa do PJBA (Unicorp) como diretor-geral, o desembargador Mário Albini Júnior não deixou de fora a salutar contribuição da unidade no que se refere à capacitação e ao aperfeiçoamento de magistrados e servidores. Deste modo, a reunião contou com a presença, ainda, do secretário-geral da Unicorp, Marcus Vinícius Fernandes.  

Durante a conversa, foi discutida a possibilidade de realizar programas de capacitação destinados à área de tecnologia, com foco não apenas em aperfeiçoar os profissionais, mas também em treinar os usuários, conforme destacou o diretor-geral da Unicorp. 

05-Mario-Albiani-Júnior-des-150x150 Comissão Especial de Informática e Setim alinham diretrizes de trabalho para a gestão 2022-2024 

 

Desembargador Mário Albiani Júnior
Presidente da Comissão Especial de Informática
Diretor-geral da Unicorp

Tocador de áudio

Leia também: 
Desembargador presidente inicia cronograma de visitas às unidades administrativas  
Desembargador presidente visita a Coordenação dos Juizados Especiais