COMISSÃO DE INFORMÁTICA DO TJBA REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR DEMANDAS E DESEMPENHO RELACIONADOS AO PJE

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COMISSÃO DE INFORMÁTICA DO TJBA REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR DEMANDAS E DESEMPENHO RELACIONADOS AO PJE

 PUBLICADO EM: 29/03/2023 ÀS 19:03

 ATUALIZADO EM: 29/03/2023 ÀS 19:03

Visando aprimorar, continuamente, a celeridade da prestação jurisdicional, a Comissão de Informática do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidida pelo Desembargador Mário Albiani Júnior, e membros da Secretaria de Tecnologia e Modernização (SETIM) reuniram-se, na quinta-feira (23), para debater as necessidades dos Magistrados quanto à performance do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE). A ferramenta é um espaço de tramitação processual e permite, entre outras funcionalidades, a distribuição e o julgamento de processos em ambiente eletrônico. 

Para o PJE cumprir com o propósito ao qual foi concebido, o acesso à internet é um dos principais requisitos. Sobre isso, os membros da SETIM esclareceram que foi iniciado, desde 2022, um projeto para a melhoria da conexão de rede nas comarcas do interior, já tendo sido realizados o aumento de 117 links de dados e a instalação de link redundante em 46 comarcas. 

“Sabemos do desafio de atender a todos em razão da dimensão geográfica do estado da Bahia. Por isso mesmo, esse foi um dos pontos prioritários da gestão, iniciado no ano passado. O projeto de melhoria da conexão de internet tem previsão de conclusão até maio deste ano, a partir de quando todas as unidades passarão a contar com um segundo link redundante, utilizando a tecnologia SDWAN, que permite o controle de soluções de redundância de dados por caminhos alternativos”, disse o Diretor de Informática do TJBA, Henrique Roma. 

Paralelamente, está sendo realizada a renovação de todo o parque computacional, já tendo sido entregue cerca de cinco mil computadores, com previsão de conclusão ainda neste ano. 

No que se refere às demandas da Associação de Magistrados da Bahia (AMAB), o Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Mário Albiani Júnior, sinalizou os primeiros passos para minimizar e sanar os entraves. “Nós elencamos todos os problemas que a AMAB levantou. Fizemos uma classificação e priorizamos a solução para cada item”, explicou. 

Na ocasião, o Diretor de Sistemas, Manoel Lima, pontuou que, em março de 2022, foi formado um grupo composto por Magistrados, Diretores de Secretaria, servidores cartorários (indicados pela AMAB) e membros da SETIM, para a priorização, o planejamento e o acompanhamento das ações realizadas. “Foram apresentados vinte e quatro pontos prioritários elencados pela AMAB no ano passado, dos quais catorze já foram atendidos entre março e setembro daquele ano, quando foram suspensas as implementações de melhorias, devido à atualização do PJE para a versão 2.2, concluída em novembro. Dos dez restantes, quatro estão em andamento e seis se encontram em fase de planejamento, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2023”. 

“Além da melhoria da qualidade do sinal de internet e de intervenções no Sistema PJE, outras ações de infraestrutura estão sendo adotadas desde o início da gestão, as quais buscam melhorar o acesso e a usabilidade do Sistema PJE. É preciso compreender que a entrega de um bom sistema ao usuário perpassa por uma grande estrutura de sustentação, a qual vem sendo reforçada e tomada como prioritária desde o ano passado”, pontuou o Secretário Ricardo Neri. 

Na reunião, ficou estabelecido que a SETIM encaminhará para a Comissão de Informática o relatório atualizado das ações já adotadas e o plano de ação revisado para atendimento dos três principais pilares tecnológicos eleitos pela Presidência desde o início da gestão: computadores, serviços de conectividade e Sistema PJE. O Secretário pontuou que outras iniciativas, nesse sentido, já estão contempladas no Plano de Contratações de Soluções de TIC, aprovado em novembro de 2022. 

Participaram da reunião o Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Mário Albiani Júnior; os Juízes Membros da Comissão, Raimundo Braga, Ricardo Schmitt e Pedro Godinho; o Assessor da Comissão, Afrânio Pedreira; o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri; o Diretor de Governança de TIC, Carlos Nestor Passos; o Diretor de Sistemas, Manoel Lima; o Diretor de Informática, Henrique Roma; a Assessora Técnica da SETIM, Ana Tereza; e o Secretário-Geral da  Unicorp, Marcus dos Santos. 

Descrição da imagem: Desembargador Mário Albiani e membros da Setim e da Comissão de Informática durante a reunião {fim da descrição}. 

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Fonte: Ascom