COMARCA DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES COM ÊNFASE EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Home > COMARCA DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES COM ÊNFASE EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Voltar

COMARCA DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES COM ÊNFASE EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PUBLICADO EM: 07/12/2022 ÀS 11:26

 ATUALIZADO EM: 07/12/2022 ÀS 11:26

 O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G), em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove a capacitação presencial “Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz com Ênfase em Violência Doméstica,” na Comarca de Vitória da Conquista, distante 515 quilômetros da capital baiana. As aulas tiveram início na segunda (05) e seguem até sexta-feira (09). 

Coordenam a ação os Magistrados Janine Soares de Matos Ferraz e Rodrigo Souza Britto. O curso é ministrado, também, pelos instrutores em formação Pedro Ferraz Laranjeira Barbosa e Fernando Antônio Pereira de Brito. Ao longo das aulas, os cursistas vão desenvolver as competências necessárias para elaborar roteiros e facilitar círculos de construção de paz. 

A formação tem como público-alvo uma turma fechada composta por Policiais Militares da Ronda Maria da Penha integrantes da Base Comunitária de Segurança Nova Cidade, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais e da sociedade civil organizada. 

Vale ressaltar que após a capacitação teórica, os cursistas passarão para o estágio prático, no qual devem realizar, em dupla, círculos de construção de paz com a temática em gênero e/ou violência doméstica.  

O esforço conjunto do NJR2G e da Unicorp visa trazer à tona a necessidade de mudança do paradigma meramente punitivista, mobilizando atores para implementar a JR na esfera judicial, policial e comunitária. As técnicas ensinadas no curso possibilitam a reparação do dano causado e semeiam uma cultura da pacificação social, dando ênfase às ferramentas da comunicação não violenta, diálogo assertivo e inclusivo e escuta empática. 

Atualmente, é Presidente do NJR2G a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus. O Desembargador Mário Augusto Albiani Júnior ocupa o cargo de Diretor-Geral da Unicorp.  

Descrição da imagem: Juiz Rodrigo Souza Britto ministrando aula do curso Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz com Ênfase em Violência Doméstica [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem

Fonte: Ascom