CNJ PROMOVE PALESTRA SOBRE “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PODER JUDICIÁRIO”; PARTICIPE PUBLICADO EM: 11/05/2021 ÀS 10:45

Home > CNJ PROMOVE PALESTRA SOBRE “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PODER JUDICIÁRIO”; PARTICIPE PUBLICADO EM: 11/05/2021 ÀS 10:45 Voltar

CNJ PROMOVE PALESTRA SOBRE “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PODER JUDICIÁRIO”; PARTICIPE PUBLICADO EM: 11/05/2021 ÀS 10:45

Comprometida em fortalecer as ações educativas e disseminar o conhecimento, a Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará o evento “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Poder Judiciário”. A ação será promovida no dia 19 de maio, às 18h30, de forma virtual.

Serão ministradas três palestras on-line, as quais abordarão temas relevantes que visam a levantar reflexões sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, ampliando e fortalecendo o compromisso do Poder Judiciário com o tema.

O Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) Ricardo Tadeu da Fonseca falará sobre “A ratificação da Convenção de Nova York sobre os direitos da pessoa com deficiência e seus efeitos na vida do cidadão brasileiro”. A Subprocuradora Geral do Ministério do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, abordará o tema “A pessoa com deficiência e a acessibilidade: de qual acessibilidade falamos?”. “Nada sobre nós, sem nós: política institucional para a valorização das pessoas com deficiência” será o tema da palestra de Izabel Maior, médica fisiatra, professora aposentada da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Confira aqui programação completa.

O evento busca atender à Resolução CNJ nº 343/2020, que trata da necessidade de ações formativas, de sensibilização e inclusão, e cursos voltados ao conhecimento e à reflexão sobre questões relativas às pessoas com deficiência e seus direitos (artigos 6º e 7º).

O público-alvo é formado por magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário. Haverá emissão de certificado de participação, o qual ficará condicionado ao registro de presença por meio de link a ser disponibilizado na descrição do vídeo, no YouTube, durante o evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio, por meio de formulário eletrônico.

Clique aqui e inscreva-se!

No âmbito do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), a pauta da acessibilidade é tratada pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, instituída por meio do Decreto nº 214, de 23 de fevereiro de 2018. A Comissão, hoje presidida pelo Desembargador Júlio Travessa, objetiva assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o pleno exercício de seus direitos, promovendo amplo acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida às dependências e aos serviços prestados pelo Tribunal, bem como a disseminação de práticas inclusivas que visem à conscientização da importância da acessibilidade em seu sentido mais amplo para o pleno exercício dos direitos humanos e da cidadania.

Fonte: Ascom