CICLO DE PALESTRAS DESTACA OS DIREITOS E O RESPEITO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Home > CICLO DE PALESTRAS DESTACA OS DIREITOS E O RESPEITO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA Voltar

CICLO DE PALESTRAS DESTACA OS DIREITOS E O RESPEITO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 PUBLICADO EM: 26/09/2022 ÀS 11:02

 ATUALIZADO EM: 26/09/2022 ÀS 11:02

“Uma sociedade justa é uma sociedade inclusiva”, assim definiu o Desembargador Júlio Travessa, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), durante a abertura do Ciclo de Palestras “Pessoa com Deficiência: Educação, Conscientização e Respeito”, promovido na manhã de sexta-feira (23). O evento contou com quatro explanações, as quais trataram de questões jurídicas atuais e em desenvolvimento e como elas podem ser estendidas às pessoas com deficiência em respeito ao direito da isonomia e garantida da inclusão. 

Antes de iniciar as palestras, os presentes foram agraciados com a apresentação do grupo musical do Espaço Via Ponte, da qual participou, também, cantando, o servidor do PJBA João Eudes. Pessoa cega, João fez, na oportunidade, uma exposição sobre a forma correta de se conduzir um deficiente visual.  

A abertura oficial do evento deu-se com o pronunciamento do Desembargador Júlio Travessa, Presidente da CPAI, o qual, na ocasião, representou, ainda, o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Compuseram a mesa de honra, ao seu lado, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mário Goulart Maia, Presidente da Comissão Permanente de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Cidadão do CNJ; o Juiz Humberto Nogueira, representando a 1ª Vice-Presidente do PJBA, Gardênia Pereira Duarte; e a Juíza Élbia Araújo, Coordenadora do evento e integrante da CPAI.   

O Conselheiro Mário Maia foi o primeiro palestrante do ciclo, trazendo a temática “Pessoa com Deficiência: A justiça das coisas”. Sua exposição contou com a participação da Juíza Élbia Araújo. O Juiz Fábio Francisco Esteves, Presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), deu seguimento às discussões falando sobre “Pessoa com Deficiência: Controle de Convencionalidade”. Sua palestra teve como presidente da mesa a Juíza Marielza Maues, integrante da CPAI.  

“Complexidade Jurídica do Transtorno do Espectro Autista” foi a abordagem apresentada pela Advogada Fabiani Borges, que é co-fundadora do coletivo de mães de autistas Autimais. Membro da Comissão de Acessibilidade do PJBA, o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Lúcio Vivas, conduziu a presidência da mesa no momento.  

Encerrando o ciclo de palestras, a Juíza Élbia Araújo novamente presidiu os trabalhos durante a explanação do Juiz do PJBA Pablo Stolze. Professor e palestrantes, Stolze abordou a “Curatela e Tomada de Decisão Apoiada”.     

O evento foi prestigiado pela Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus; pela Desembargadora Graça Boness, do TRT5; pela Assessora Especial da Presidência – Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos; pela Juíza Maria do Rosário Calixto, membro da CPAI; dentre outros magistrados e servidores.  

Considerando a relevância do assunto e buscando alcançar o maior número possível de pessoas, o ciclo de palestras “Pessoa com Deficiência: Educação, Conscientização e Respeito” foi transmitido , também, no canal do PJBA no Youtube.  O vídeo segue disponível. Assista!  

Descrição da imagem principal: autoridades sentadas à mesa de honra do evento, no palco, público sentado abaixo, na plateia [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria

COMPARTILHAR:  IMPRIMIR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente do PJBA participa de evento dos Policiais Militares do GSI

Ao som do hino “Força Invicta” da Polícia Militar da Bahia, os policiais militares, que fazem parte do Gabinete de…

Presidente do PJBA reinaugura Fórum de Andaraí e inaugura Cejusc e Sala Passiva na Comarca

Nessa terça-feira (20), o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) realizou a cerimônia de reinauguração do Fórum Nilda Vieira Coutinho, da…

Com apoio do PJBA, Conselheiro do CNJ realiza o ‘Encontros de Cidadania’ em Escola de Camaçari

Acompanhado por integrantes do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mário Goulart Maia…

Fonte: Ascom