PUBLICADO EM: 26/09/2022 ÀS 11:02
ATUALIZADO EM: 26/09/2022 ÀS 11:02
“Uma sociedade justa é uma sociedade inclusiva”, assim definiu o Desembargador Júlio Travessa, Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), durante a abertura do Ciclo de Palestras “Pessoa com Deficiência: Educação, Conscientização e Respeito”, promovido na manhã de sexta-feira (23). O evento contou com quatro explanações, as quais trataram de questões jurídicas atuais e em desenvolvimento e como elas podem ser estendidas às pessoas com deficiência em respeito ao direito da isonomia e garantida da inclusão.
Antes de iniciar as palestras, os presentes foram agraciados com a apresentação do grupo musical do Espaço Via Ponte, da qual participou, também, cantando, o servidor do PJBA João Eudes. Pessoa cega, João fez, na oportunidade, uma exposição sobre a forma correta de se conduzir um deficiente visual.
A abertura oficial do evento deu-se com o pronunciamento do Desembargador Júlio Travessa, Presidente da CPAI, o qual, na ocasião, representou, ainda, o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Compuseram a mesa de honra, ao seu lado, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mário Goulart Maia, Presidente da Comissão Permanente de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Cidadão do CNJ; o Juiz Humberto Nogueira, representando a 1ª Vice-Presidente do PJBA, Gardênia Pereira Duarte; e a Juíza Élbia Araújo, Coordenadora do evento e integrante da CPAI.
O Conselheiro Mário Maia foi o primeiro palestrante do ciclo, trazendo a temática “Pessoa com Deficiência: A justiça das coisas”. Sua exposição contou com a participação da Juíza Élbia Araújo. O Juiz Fábio Francisco Esteves, Presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), deu seguimento às discussões falando sobre “Pessoa com Deficiência: Controle de Convencionalidade”. Sua palestra teve como presidente da mesa a Juíza Marielza Maues, integrante da CPAI.
“Complexidade Jurídica do Transtorno do Espectro Autista” foi a abordagem apresentada pela Advogada Fabiani Borges, que é co-fundadora do coletivo de mães de autistas Autimais. Membro da Comissão de Acessibilidade do PJBA, o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Lúcio Vivas, conduziu a presidência da mesa no momento.
Encerrando o ciclo de palestras, a Juíza Élbia Araújo novamente presidiu os trabalhos durante a explanação do Juiz do PJBA Pablo Stolze. Professor e palestrantes, Stolze abordou a “Curatela e Tomada de Decisão Apoiada”.
O evento foi prestigiado pela Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus; pela Desembargadora Graça Boness, do TRT5; pela Assessora Especial da Presidência – Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos; pela Juíza Maria do Rosário Calixto, membro da CPAI; dentre outros magistrados e servidores.
Considerando a relevância do assunto e buscando alcançar o maior número possível de pessoas, o ciclo de palestras “Pessoa com Deficiência: Educação, Conscientização e Respeito” foi transmitido , também, no canal do PJBA no Youtube. O vídeo segue disponível. Assista!
Descrição da imagem principal: autoridades sentadas à mesa de honra do evento, no palco, público sentado abaixo, na plateia [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem
Ao som do hino “Força Invicta” da Polícia Militar da Bahia, os policiais militares, que fazem parte do Gabinete de…
Nessa terça-feira (20), o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) realizou a cerimônia de reinauguração do Fórum Nilda Vieira Coutinho, da…