ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO VIRTUAL

Home > ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO VIRTUAL Voltar

ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO VIRTUAL

Audiências e sessões por videoconferência, regime de teletrabalho, foram algumas das medidas adotadas pelo Poder Judiciário neste período de pandemia. Para debater sobre essa atuação a Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promoveu, nessa sexta-feira (2), o Seminário virtual “Atuação do Judiciário em tempos de pandemia”.

O Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, iniciou o evento evidenciando a presença do Desembargador Presidente, Lourival Almeida Trindade, “um entusiasta dos procedimentos discursivos, animado pelo debate e pelo contraditório”.

Já o Presidente da corte baiana após cumprimentar os presentes, destaca que “estamos vivendo esses tempos catastróficos e pandêmicos, e isso afetou todas as dimensões da vida humana. É preciso que reinventemos não só o humano, os nossos hábitos, mas as instituições”.

Nós aqui da Bahia, modéstia à parte, nos saímos muito bem nesses tempos, aí vem, mais uma vez, o meu agradecimento aos desembargadores, juízes e servidores que se empenharam. Tanto que conseguimos colocar nosso judiciário {…} em 1º lugar entre os tribunais de médio porte e em 4º entre os grandes tribunais da república. – Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade

A transmissão do seminário foi aberta ao público e realizada no canal do PJBA no Youtube. O vídeo segue disponível na plataforma.

Clique aqui para assistir

Para o Desembargador Baltazar Miranda, coordenador do evento, o Tribunal baiano tem feito um excelente trabalho, que é “reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça.”

“Temos um Poder Judiciário, em comparação a outros países, com maior índice de informatização. Isso deu uma capacidade diferenciada para a Justiça Brasileira de superar esse momento pandêmico, de isolamento”, destacou o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) André Godinho, que é Ouvidor Nacional de Justiça. Segundo ele, não houve um dia sequer de interrupção da atividade jurisdicional.

Já o Desembargador José Aras Neto, Vice-Diretor da Unicorp, frisou que o regime de teletrabalho na pandemia, para o tribunal baiano, acabou sendo algo positivo. “Nesse mundo digital que vivenciamos, nos destacamos como o primeiro lugar em produtividade entre os tribunais de médio porte”.

A realização de eventos virtuais representa uma das alternativas adotadas pelo Judiciário baiano, por meio de sua Universidade Corporativa, com vistas a dar continuidade às ações educativas e formativas durante a pandemia. A promoção de seminários como esse é incentivada pelo Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade, que faz questão de participar das iniciativas sempre que possível.

Fonte: Ascom