ASSESSORA LINGUÍSTICA DA PRESIDÊNCIA CONVIDA PARA EVENTO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES, QUE ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (13)

Home > ASSESSORA LINGUÍSTICA DA PRESIDÊNCIA CONVIDA PARA EVENTO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES, QUE ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (13) Voltar

ASSESSORA LINGUÍSTICA DA PRESIDÊNCIA CONVIDA PARA EVENTO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES, QUE ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (13)

 PUBLICADO EM: 11/10/2022 ÀS 10:09

 ATUALIZADO EM: 11/10/2022 ÀS 10:09

O encontro acontece às 13h30, no auditório Desembargadora Olny Silva, no prédio-sede do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), situado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A abertura será realizada pelo Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição. 

O Seminário será transmitido, também, pelo canal do PJBA no YouTube. Magistrados, servidores e demais interessados devem se inscrever, por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec), até o dia 13/10, antes do início do evento. Os participantes ganharão certificado de 2 horas/aula.   

Inscrições – magistrados e servidores 
Inscrições – Público externo 

Com essa iniciativa, o PJBA busca a implementação de estratégias de comunicação processual acessíveis e efetivas, com a utilização de recursos visuais em linguagem de fácil compreensão, resultando, assim, no estreitamento da relação de comunicação do Poder Judiciário com a sociedade civil. 

O evento é composto por três painéis de discussão. O primeiro, ministrado por Flávio Avelino Novaes – Servidor do PJBA e Jornalista – traz um panorama sobre o fortalecimento da relação institucional entre o Poder Judiciário e a sociedade, por meio da Linguagem Simples. No segundo momento, a Servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Publicitária Adelyse Morais Lopes explicará o que é Linguagem Simples e discorrerá sobre o projeto do Laboratório de Inovação AURORA, do TJDFT. Por fim, a Professora Kelle Catiane falará sobre a importância da coesão e da coerência no processo de construção da Linguagem Simples.  

O evento é promovido pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, por intermédio da Diretoria de Primeiro Grau, em parceria com a Unicorp.  

Cabe destacar que o PJBA aderiu à efetivação do projeto, inicialmente, com a instituição de Grupo de Trabalho para a implementação do uso da Linguagem Simples e Direito Visual, designado através do Decreto Judiciário n. 594/2022, a fim de realizar estudos com objetivo de elaborar um plano para colocar em prática o programa da Linguagem Simples e Direito Visual nos atos processuais de comunicação ao jurisdicionado.  

O referido Grupo de Trabalho é presidido pela Coordenadora do 1º Grau e integrado por representantes da Presidência, Corregedorias, Diretoria de Primeiro Grau, Laboratório de Inovação e Inteligência (LABJUS), Assessoria de Comunicação Social, além de Oficiais de Justiça.    

Confira o minicurrículo dos palestrantes:   

Kelle Catiane: graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal); especialista em Gramática e Textos pela Universidade Salvador (Unifacs); ministrante de Cursos Linguísticos do Ministério Público da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA); Kelly Catiane é professora de Cursos Preparatórios para Concursos Públicos; mentora do Método KC de Gramática e Redação; revisora de Textos Acadêmicos e Jurídicos; e Servidora Pública na função de Assessora Linguística da Presidência do PJBA.   

Flávio Novaes: jornalista e pesquisador; mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra (2020); bacharel em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997). Flávio é vencedor do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com o livro Bahia: um olhar da Justiça (2019); assessor de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2014-2018); vencedor do Grande Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo Impresso em 2002 com a reportagem Guerra Esquecida; e foi repórter e editor de diversos jornais em Salvador nos anos 1990 e 2000.  

Adelyse Morais Lopes: formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduações em Cinema e em Direito Público. Atuou em redação publicitária na iniciativa privada; já no serviço público, Adelyse atuou em assessoria de comunicação e, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, integrou equipes de cartório cível e de recursos humanos. Participou da criação e implantação do Laboratório de Inovação Aurora, setor que integra no momento. Tem formação em design thinking, métodos ágeis, webwriting, linguagem simples, legal design e visual law (direito visual), gestão da inovação no judiciário, desenho instrucional e comunicação escrita. 

Descrição da imagem: Card ilustrativo com a frase “linguagem simples” no centro. As marcas dos setores envolvidos no evento e do PJBA também estão no card [fim da descrição]. 

#pratodosverem #pracegover   

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags