Artigos

Home > Tocqueville: Diálogo entre o Sociólogo e o Jurista Voltar

Tocqueville: Diálogo entre o Sociólogo e o Jurista

Neste artigo, a obra de Tocqueville é pensada a fim de analisar osobjetivos e as motivações presentes em sua pesquisa sobre ademocracia e o Antigo Regime. Ao analisar sua relação com o campojurídico, objetiva-­se observar o potencial analítico que o autor nosoferece, travando uma discussão sobre o âmbito prático dademocracia, a questão do associativismo e do processo de construçãode direitos. Da mesma forma, é analisado como o Judiciário seconfigura como uma instituição essencial no processo de garantia dedireitos e, ainda mais, no próprio processo de educação cívica dosindivíduos a partir da propagação de um ethos.

Por Felipe Dutra Asensi1

1 Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense. Cientista social formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/UERJ), da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). Mestre e Doutorando em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Observações

A Universidade Corporativa do TJBA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores dos artigos, nem as endossa, pois elas não representam necessariamente o pensamento do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.