AMB DIVULGA RESULTADO DO I CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO DE PESQUISAS JUDICIAIS

Home > AMB DIVULGA RESULTADO DO I CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO DE PESQUISAS JUDICIAIS Voltar

AMB DIVULGA RESULTADO DO I CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO DE PESQUISAS JUDICIAIS

O mês de setembro iniciou com celebração. Na manhã de ontem (1), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou o resultado do I Concurso de Artigos Científicos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ). A cerimônia ocorreu de forma virtual e premiou os três melhores artigos.

O primeiro lugar foi ocupado pelo artigo “Quem somos e os precedentes que queremos: em busca de coerência, segurança jurídica e fortalecimento das instituições sob a ótica de Neil Maccormick”. O autor, Lucas Cavalcanti da Silva, da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), e a co-autora, Melanie Merlin de Andrade, receberam o troféu Prêmio Ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Além do troféu, os vencedores ganharam inscrição gratuita para o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, promovido pela AMB, bem como passagem e hospedagem para o evento, que ocorrerá na capital baiana.

“O papel do ‘espelho de juízes’ na formação dos magistrados brasileiros: um estudo da imagem do Judiciário à luz da deontologia da magistratura de Menezes Direito”. Esse foi o artigo, de autoria de Clesia dos Santos Barros e Wilson Coimbra Lemke, da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), que ocupou o segundo lugar na premiação. Os juízes foram premiados com a inscrição para o já mencionado congresso e, também, com a hospedagem.

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo artigo “O futuro da Justiça – prestação jurisdicional efetiva e em tempo razoável”, do autor Anderson de Paiva Gabriel, da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), e do coautor, Esdras Silva Pinto, da Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr). Os dois foram contemplados com a inscrição do congresso.

Ao todo, foram 41 artigos escritos por magistrados associados à AMB. De acordo com os critérios do Concurso, os dez melhores artigos, conforme a pontuação obtida, serão publicados em periódicos da AMB. Além disso, por meio de uma parceria exclusiva, a revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) irá divulgar 30 textos com a melhor qualificação.

Leia aqui o ranking dos aprovados

Coordenado pelo diretor do CPJ/AMB, Ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o I Concurso de Artigos Científicos da instituição foi realizado com o intuito de marcar a celebração dos 71 anos da AMB e teve como objetivo incentivar a produção acadêmica e a análise crítica dos dados das duas pesquisas promovidas pela associação.

O concurso contou com a colaboração de duas magistradas baianas. A Juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, Secretária do CPJ/AMB, fez parte da Comissão Organizadora do certame. Já a Juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, que é integrante da Secretaria de Prerrogativas da AMB e, também, Coordenadora-Geral da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp), atuou na Comissão Examinadora instituída para análise dos artigos participantes.

A Associação dos Magistrados Brasileiros é presidida pela Juíza Renata Gil, e dispõe ainda da Escola Nacional da Magistratura, dirigida pelo Desembargador Caetano Levy, que desempenha o papel de orientar a atuação das demais Escolas da Magistratura no país.

Fonte: Ascom