AGENTES DE PROTEÇÃO DA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SALVADOR PARTICIPAM DE REVALIDAÇÃO

Home > AGENTES DE PROTEÇÃO DA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SALVADOR PARTICIPAM DE REVALIDAÇÃO Voltar

AGENTES DE PROTEÇÃO DA 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE SALVADOR PARTICIPAM DE REVALIDAÇÃO

A 1.ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, com o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp), promoveu a ação para revalidação dos agentes de proteção que trabalham na referida Unidade Judicial. A ação visa obedecer o Provimento 11/2016 da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia.

“Reavaliar os agentes de proteção em cumprimento ao Provimento 11/2016 é, em verdade, o cumprimento da legislação, mas em especial é conviver na troca de experiências, no contrato, na simetria das relações que se travam com aqueles que, de fato, estão nas comunidades exercendo tão nobre função”, ressaltou o Juiz Walter Ribeiro, Titular da 1ª Vara da Infância da capital.

A revalidação aconteceu na Instituição do Auxílio Fraterno (OAF), localizada na rua do Queimadinho, nº 17 – Bairro da Lapinha, no dia 28 de maio. Aproximadamente 275 agentes compareceram ao local.

De acordo com Taís Dórea de Carvalho Santos, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, “dentre as funções da OAB está a guarda da Constituição e a proteção da sociedade, tendo um papel de interação social, sendo importante a presença do órgão nesses eventos, principalmente, porque os agentes de proteção são as pessoas que, de forma voluntária, protegem as crianças e adolescentes em situação de risco e garantem que essa proteção seja cumprida de forma mais plena”.

O evento ocorreu sob a mediação da Assistente Social da 1ª Vara, Denise Ferreira, que fez palestra no evento com o tema “Voluntariado”.

“Para nós não foi somente o cumprimento de uma Lei através de um Provimento, foi vivenciar de perto, trazer àqueles que estão colaborando com a causa da criança e do adolescente, na vontade de querer ter uma sociedade onde preparamos as nossas crianças como cidadãos do mundo”, finalizou o Juiz Walter Ribeiro.

Obedecendo ao Art.3º do Provimento 2016/11 da Corregedoria Geral de Justiça, a comissão avaliadora foi presidida pelo Juiz Titular Walter Ribeiro Costa Júnior e composta pela representante do Ministério Público, a Promotora Jaqueline Duarte, e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Taís Dórea de Carvalho Santos.

Estiveram presentes também no evento, a Presidente da Associação de Valorização dos Agentes de Proteção credenciados pelo TJBA, Lenilda Moreira Cruz e o Agente de Proteção mais antigo do quadro da 1ª Vara da Infância de Salvador, Edson Rodrigues Nascimento.

A revalidação teve por responsável técnica Denise Ferreira, que dispôs de uma metodologia de reavaliação, com sua equipe de apoio técnico, composta pelos estagiários. Também participou da atividade a Psicóloga Maria Alice Soares.