ADVOGADO E ABOLICIONISTA FRANCISCO MONTEZUMA É TEMA DE SEMINÁRIO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

Home > ADVOGADO E ABOLICIONISTA FRANCISCO MONTEZUMA É TEMA DE SEMINÁRIO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA Voltar

ADVOGADO E ABOLICIONISTA FRANCISCO MONTEZUMA É TEMA DE SEMINÁRIO SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

 PUBLICADO EM: 30/06/2023 ÀS 17:17

 ATUALIZADO EM: 04/07/2023 ÀS 15:57

Visando celebrar os 200 anos de Independência do Estado da Bahia, a Procuradoria do Estado da Bahia (PGE/BA) promove o Seminário O Estado de Direito e a Democracia nos 200 anos de Independência da Bahia – Homenagem ao baiano Francisco Montezuma – herói da independência, defensor do Direito e do abolicionismo. O evento acontece no dia 04 de julho no Espaço Mário Cravo do Senac, 3º andar do Ed. Casa do Comércio Deraldo Motta, a partir das 14h.  

O seminário tem o objetivo de destacar a importância da história de luta pela independência e a valorização de um personagem importante para a cultura baiana. Francisco Gê Acaiaba de Montezuma foi um advogado que combateu os importadores de escravos africanos, além de ser um dos precursores da propaganda abolicionista. 

Para a Procuradora Geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, o evento tem como objetivo de “promover debates que vão reunir intelectuais, escritores e historiadores engajados no estudo e na divulgação da Independência do Brasil, refletir sobre o projeto de país que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822 e que está relacionado com a capacidade de se entender o passado e começar a pensar sobre as alternativas que se   apresentam para a construção de uma sociedade democrática. O evento também pretende referenciar mais um baiano, que teve uma valiosa participação durante a busca da independência, o advogado Francisco Montezuma”. 

O evento recebe Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Professora Doutora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Sul da Bahia, Líder do Grupo de Pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos Emancipatórios do Direito UFSB/CNPq, Membra da Red de Mujeres Constitucionalistas de América Latina e da Redde Constitucionalismo Crítico da América Latina e Caribe, para a proferir a palestra: Independência da Bahia: Influxos e Refluxos da Revolução e do Constitucionalismo Haitianos. 

Por fim, o homenageado do dia, Francisco Ge Acayaba de Montezuma, será tema da palestra ministrada por Mary Lucy Murray Del Priore, Historiadora, pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e autora de mais de 50 livros de História do Brasil. Lecionou na FFLCH/USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais. 

Saiba mais 

Programação PGE – 200 Anos da Independência da Bahia 

TJBA – Cabe salientar que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, também promove atividades em homenagem aos 200 anos de independência da Bahia. 

“Bicentenário da Independência da Bahia: Iconografia e História” é o tema da exposição iconográfica que a Comissão Permanente de Memória e a Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp) promovem de 03 a 07 de julho.   

Saiba mais 

Descrição da imagem: ilustrativa {Fim da descrição}. 

#Pratodoverem #pracegover   

Fonte: Ascom