21 de março de 2024
O que é diversidade e desigualdade? Qual o conceito de deficiência? Como receber pessoas com deficiência no ambiente de trabalho? Essas e outras questões são objeto do curso “Acessibilidade e Inclusão no ambiente do TJBA”, promovido em parceria pela Unicorp e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, presidida pelo desembargador Rolemberg Costa.
Destinada a magistrados e servidores, a capacitação tem como foco principal fortalecer o processo de inclusão no TJBA.A metodologia aplicada é autoinstrucional e assíncrona, podendo ser realizado a qualquer tempo durante período de acesso, com carga de 10 horas.
Aulas foram gravadas pela socióloga Marta Gil, coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, que atua na Comunicação e Disseminação de Informações para inclusão de pessoas com Deficiência sobre Educação e Trabalho.
As inscrições seguem abertas até 5 de abril. O curso ficará disponível de 9 a 29 de abril. Todas as unidades judiciárias e administrativas deverão indicarao menos um servidor para participar da capacitação.
Magistrados e servidores podem se inscrever aqui.
Demais colaboradores (estagiários, terceirizados e cedidos) que queiram realizar a capacitação podem se inscrever aqui.
http://www2.tjba.jus.br/siec/cadastroVisitante
A iniciativaatende às diretrizes da Portaria número 353/2023 do CNJ, que instituiu o Regulamento do Prêmio CNJ de Qualidade, ano 2024.
“Este é mais um curso que daremos seguimento, contribuindo para uma maior pontuação do nosso tribunal em busca do Prêmio CNJ de Qualidade Diamante”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior, ressaltando a preocupação do desembargador Rolemberg Costa com o tema. “O presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão mostra que está atento à importância da inclusão, conforme trata outra resolução do CNJ, a de número 401, de 2021”, completou.
A resolução dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.