112 de junho de 2024
Mulheres do Conjunto Penal Feminino, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, são o público-alvo do “Curso de Formação de Agentes Transformadores – Turma Pré-Egressas 2024”, promovido pelo Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA, em parceria com a Unicorp.
O objetivo é “apresentar o método de resolução de conflitos mais adequado para a mudança dos comportamentos das mulheres apenadas, pré-egressas do sistema prisional para aplicação das técnicas de Justiça Restaurativa para resolução de conflitos internos e externos em suas famílias e comunidades, formando-as em agentes transformadoras”, escreveu a presidente do comitê, desembargadora Joanice Guimarães.
Uma turma fechada com 25 mulheres participará da ação, a ser realizada nos dias 17 e 18 de junho, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de julho, sempre no turno vespertino. A carga total é de 32 horas.
O curso será ministrado pela professora Andréa Tourinho e pela defensora pública Rosanete Fernandes. O conteúdo trata sobre noções gerais sobre a Justiça Restaurativa, comunicação não violenta, desenvolvimento da empatia e inteligência emocional, entre outros temas.
“Uma ação prática, de caráter educativo e diferenciado porque vai ao encontro das mulheres presas, em uma ação que busca a ressocialização por meio da Justiça Restaurativa”, diz o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior.