PUBLICADO EM: 29/08/2023 ÀS 11:32
ATUALIZADO EM: 29/08/2023 ÀS 11:32
No mês de setembro, o Tribunal de Justiça da Bahia, sob a presidência do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, oferece aos servidores de 1º grau, que atuam em unidades com competência criminal, o Curso de Capacitação em Prática Cartorária Criminal.
Promovido pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau, em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), o curso é mais um produto do Projeto Equaliza TJBA e tem inscrições abertas até o dia 31/08/2023, pelo Sistema de Educação Corporativa (Siec) da Unicorp.
O curso será realizado na modalidade EaD, com quatro aulas síncronas a serem realizadas nos dias 04, 12, 20 e 28 de setembro de 2023, das 8h30 às 11h, por meio da plataforma Lifesize e terá seis horas de videoaulas e cinco horas de materiais de apoio, como modelos de documentos, fluxogramas, formulários e planilhas de controle diversos, totalizando uma carga horária de 21 horas.
O conteúdo programático abordará os aspectos mais importantes da gestão cartorária criminal, incluindo a elaboração de fluxogramas de ritos processuais; o levantamento de sistemas e ferramentas tecnológicas auxiliares; a análise analítica do acervo; e as metas do CNJ para Varas Criminais.
A capacitação, cuja coordenação pedagógica será realizada pela Unicorp, tem como Facilitador o Servidor José Mário Bastos da Silva, que atua como Diretor de Secretaria Criminal no PJBA, na Comarca de São Gonçalo dos Campos.
Acesse aqui currículo completo do docente.
Com metodologia e recursos didáticos, o curso disponibilizará 10 horas em aulas síncronas, mediante utilização do Lifesize, divididas em quatro encontros de duas horas e meia cada, com aula expositiva, discussões e interação com os participantes, apresentações em slides e compartilhamento da tela. Também serão disponibilizadas 11 horas de aulas assíncronas, divididas em seis horas-aula em registros gravados e cinco horas em materiais disponibilizados, modelos de documentos, vídeos, fluxogramas, formulários e planilhas de controles diversos; disponibilização de grupo no whatsapp para discussão, dúvidas, críticas e sugestões. Ao final do curso, serão realizadas duas avaliações.
O curso de Prática Cartorária Criminal está em consonância com o Plano de Gestão da Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau, dirigida pela Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e com os macrodesafios de fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade, de agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, de aperfeiçoamento da gestão da justiça criminal, e de aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária, que compõem a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, propostos pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução CNJ nº 325, de 29 de junho de 2020).
A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.
Descrição da imagem: marca da CAPG [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem
Fonte: Ascom