COMISSÃO PERMANENTE DE SEGURANÇA E UNICORP PROMOVEM CURSO DE PROTEÇÃO PESSOAL E FUNCIONAL PARA MAGISTRADOS

Home > COMISSÃO PERMANENTE DE SEGURANÇA E UNICORP PROMOVEM CURSO DE PROTEÇÃO PESSOAL E FUNCIONAL PARA MAGISTRADOS Voltar

COMISSÃO PERMANENTE DE SEGURANÇA E UNICORP PROMOVEM CURSO DE PROTEÇÃO PESSOAL E FUNCIONAL PARA MAGISTRADOS

PUBLICADO EM: 14/09/2022 ÀS 18:02

 ATUALIZADO EM: 14/09/2022 ÀS 18:13

A Comissão Permanente de Segurança (CPS) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), sob a presidência do Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, em parceria com a Universidade Corporativa do Tribunal baiano (Unicorp), dirigida pelo Desembargador Mário Albiani Júnior, promoveu uma capacitação em segurança para magistrados do PJBA, de quinta-feira (08) a domingo (11).

Compuseram a Mesa de Abertura o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva; o Coordenador-Geral da Unicorp, Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira; o Juiz Vinícius Simões, Coordenador da capacitação e membro da Comissão de Segurança do PJBA; e o Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí, Alessandro Gonçalves Barreto.

“A Comissão tem uma responsabilidade muito grande em relação à segurança dos magistrados e suas famílias. Por isso, nos preocupamos em efetivar vários treinamentos e cursos”, explicou o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Ele afirmou que a Comissão planeja abrir outras turmas do curso, para atender à alta demanda.   

“As pessoas devem estar sempre atentas a possíveis ações criminosas”, alertou o Docente e Coordenador do curso, Juiz Vinícius Simões. Conforme o Magistrado, a turma demostrou elevado interesse no assunto, trazendo questionamentos pertinentes e enriquecendo o aprendizado, em geral. “O objetivo da capacitação é mostrar as vulnerabilidades às quais nós, magistrados, estamos constantemente submetidos pelo exercício da função e indicar condutas que visam mitigar os riscos e eventuais ameaças”, explicou o Juiz.

As aulas na quinta (08) e sexta-feira (09) aconteceram na sede da Unicorp, e a instrução prática, no sábado (10) e domingo (11), na Base da Aeronáutica de Salvador e no no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE/BA).

Na capacitação, o Juiz Vinícius Simões compartilhou algumas práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa, no dia a dia, para fortalecer e prezar pela sua segurança. Como, por exemplo, nunca fornecer dados sem a prévia verificação de quem é o interlocutor, e, em hipótese alguma, fornecer senhas a quem quer que seja, especialmente em redes sociais, aplicativos de mensagens ou durante ligações telefônicas.

Neste tipo de situação, explica o Magistrado, é importante realizar uma dupla checagem. Muitos criminosos se passam por amigos ou parentes, dentro do ambiente virtual. Por isso, ao receber algum pedido de informação ou de dinheiro, é necessário verificar, pessoalmente ou por telefone, quem realmente está do outro lado para só então prosseguir com o contato.  

“O curso trabalha para a prevenção. É melhor estar preparado para antever e tomar medidas protetivas no desempenho de sua atividade no cotidiano. Isso pode vir até a salvar vidas”, afirmou Cel. PM Paulo César Alves da Silveira, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do PJBA.

Integraram a equipe de instrutores da capacitação: o Juiz Vinícius Simões, da Comissão de Segurança do PJBA; o Cel. PM Paulo César Alves da Silveira, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do PJBA; Rondinele Conceição Andrade Requião e Deivide Luís Souza Costa (Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia); e o Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí, Alessandro Gonçalves Barreto.

Descrição da imagem: Autoridades do PJBA e palestrantes na Mesa Principal, com os participantes. Todos estão sentados acompanhando a abertura do curso [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens

Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria

Fonte: Ascom