A pesquisa empírica aplicada às políticas judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados e servidores do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente por aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.
Nesta edição do Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias, será possível apresentar os desafios em torno das disputas eleitorais municipais para o verdadeiro e efetivo direito democrático de serem apresentadas candidaturas com critérios de equidade em torno do gênero dos/as candidatos/as.
A pesquisa “O não lugar da política: as candidaturas fictícias de mulheres na disputa eleitoral como violência política de gênero” traz pesquisa qualitativa que contou com entrevistas que ressaltam a forma com que as candidaturas fictícias de mulheres são uma manifestação de violência política de gênero que prejudicam o exercício de direitos políticos, minam as possibilidades de igualdade real nos espaços de poder e nos colocam no não lugar da política.
Já a pesquisa “Organização partidária em tempos de pandemia: estratégias partidárias e eleições municipais” analisou as filiações no período de 2016 a 2020 no Ceará com vistas a analisar o comportamento dos partidos políticos no Ceará com relação aos procedimentos de natureza organizativa e estrutural de sua responsabilidade em ano eleitoral sob o estado de pandemia da Covid-19.
As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário eletrônico até o dia 23 de março.
Ao se inscrever, o participante receberá e-mail automático do sistema, constando o seguinte link para assistir ao evento.
Outras informações estão disponíveis na programação (atualizada em 17/3, às 11h39).
Clique aqui para rever seminários passados e baixar apresentações