O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Luiz Campbell Marques visitou o gabinete do Desembargador Nilson Castelo Branco, eleito para a presidência no biênio 2022/2024 do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), e o atual Presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade.
O encontro foi motivado pela vinda do Ministro Mauro Luiz Campbell Marques para a Semana do Ministério Público da Bahia. Na oportunidade, o Desembargador Lidivaldo Reaiche e o Desembargador Nilson Castelo Branco levaram o Ministro para conhecer o átrio do Tribunal, onde fica a estátua do jurista Ruy Barbosa e o Memorial dos Presidentes que já passaram pelo Judiciário baiano.
O Monumento Ruy Barbosa é uma escultura feita em bronze onde o jurista está sentado, com uma cadeira vazia ao lado, para que os visitantes possam interagir. O Tribunal também possui a 2ª edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, com as devidas atualizações. Isso fez parte das ações comemorativas dos 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa e dos 70 anos do Fórum da capital, cujo nome homenageia o ilustre Águia de Haia.
O Desembargador Nilson Castelo Branco aproveitou a oportunidade para apresentar as novas dependências da Escola Judicial para o Ministro, que elogiou a estrutura.
Criada em 2008, por meio da Resolução TJ nº 22, a Universidade Corporativa do Judiciário baiano, atualmente sob a direção-geral do Desembargador Nilson Castelo Branco e vice-direção do Desembargador José Aras Neto, atua comprometida em desenvolver ações educativas plurais, transversais e democráticas, na linha de orientação do Desembargador Presidente Lourival Trindade.
Participou também da visita a Procuradora-Geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti.
O Desembargador Nilson Castelo Branco falou da importância e do significado de um momento como este para o Tribunal:
O Ministro Mauro Luiz Campbell Marques é Ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 17 de junho de 2008; graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett (UNIBENNETT), Rio de Janeiro, em 1985; é formado na língua inglesa pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, do Rio de Janeiro – 1985; foi Membro da Corte Especial do STJ; foi Professor-substituto do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins, em períodos dos anos letivos de 1997 e 1998; e presidiu, foi examinador e secretário de várias de Comissões de Concurso Público para ingresso na Carreira do MP – AM, em 1989, 2002, 2007 e 2008.