TÓPICOS EM DIREITO E ECONOMIA: FGV, EM PARCERIA COM A UNICORP, PUBLICA LIVRO COM COLETÂNEA DE ARTIGOS DE JUÍZES DO PJBA PUBLICADO EM: 18/06/2021 ÀS 13:53 ATUALIZADO EM: 18/06/2021 ÀS 17:40

Home > TÓPICOS EM DIREITO E ECONOMIA: FGV, EM PARCERIA COM A UNICORP, PUBLICA LIVRO COM COLETÂNEA DE ARTIGOS DE JUÍZES DO PJBA PUBLICADO EM: 18/06/2021 ÀS 13:53 ATUALIZADO EM: 18/06/2021 ÀS 17:40 Voltar

TÓPICOS EM DIREITO E ECONOMIA: FGV, EM PARCERIA COM A UNICORP, PUBLICA LIVRO COM COLETÂNEA DE ARTIGOS DE JUÍZES DO PJBA PUBLICADO EM: 18/06/2021 ÀS 13:53 ATUALIZADO EM: 18/06/2021 ÀS 17:40

O livro Tópicos em Direito e Economia, uma coletânea de artigos de juízes do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), já está disponível na biblioteca digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Produzido em parceria da Universidade Corporativa (Unicorp) do PJBA com a FGV, a obra é resultado do curso de Direito e Economia, realizado por ambas as instituições, no Tribunal baiano, na gestão 2018/2020.

Acesse aqui o livro na íntegra

A publicação traz temas como Direito e Economia; Capital Social; Poder Judiciário – Aspectos Econômicos; e Bitcoin. Cinco magistrados baianos colaboram com os artigos: Maurício Albagli Oliveira; Monique Ribeiro de Carvalho Gomes; Pedro Henrique Izidro da Silva; Rílton Góes Ribeiro; e Rita de Cássia Ramos de Carvalho.

O prefácio é assinado pelo Professor de Economia da FGV, Antônio Porto Gonçalves. Coordenaram o livro os professores da FGV Direito Rio: Armando Castelar Pinheiro, Coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre); Antônio José Maristrello Porto, Doutor e Mestre em Direito pela University of Illinois, Vice-diretor e coordenador do Centro de Pesquisa em Direito e Economia da FGV Direito Rio; e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio, Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Direito e Economia, Doutora e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Todos os artigos que fazem parte do livro foram frutos do Curso de Direito e Economia, promovido pela Unicorp, em parceria com a FGV – Direito Rio, na modalidade presencial, voltado para magistrados do PJBA. A ação educativa teve 160 horas/aula, divididas em quatro módulos de 40 horas cada: Introdução ao Direito e Economia para Membros do Judiciário; Direito, Economia e Mercados; Indivíduos e Sociedade; e Tópicos Especiais em Direito e Economia.

A formação foi credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o que oportuniza a progressão na carreira da magistratura, conforme a Resolução n° 106 do CNJ.

Atualmente, a Universidade Corporativa do Tribunal baiano tem como Diretor-Geral, o Desembargador Nilson Castelo Branco, como Vice-Diretor o Desembargador José Aras Neto e como Coordenadora-Geral, a Juíza Rita Ramos. A Unicorp atua com ações educativas de formação e aperfeiçoamento, voltadas para uma formação plural, transversal e democrática, na linha da orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Trindade.

Fonte: Ascom