EVENTO INAUGURAL DOS “SEMINÁRIOS DE PESQUISAS EMPÍRICAS APLICADAS A POLÍTICAS JUDICIÁRIAS” OCORRE AMANHÃ (6); PARTICIPE PUBLICADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:13 ATUALIZADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:16

Home > EVENTO INAUGURAL DOS “SEMINÁRIOS DE PESQUISAS EMPÍRICAS APLICADAS A POLÍTICAS JUDICIÁRIAS” OCORRE AMANHÃ (6); PARTICIPE PUBLICADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:13 ATUALIZADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:16 Voltar

EVENTO INAUGURAL DOS “SEMINÁRIOS DE PESQUISAS EMPÍRICAS APLICADAS A POLÍTICAS JUDICIÁRIAS” OCORRE AMANHÃ (6); PARTICIPE PUBLICADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:13 ATUALIZADO EM: 05/05/2021 ÀS 12:16

Comprometida em fortalecer as parcerias e disseminar o conhecimento, a Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará uma série de Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. O evento inaugural ocorre amanhã (6), às 16h, com a apresentação de painel sobre “A produção de dados e de pesquisas empíricas aplicadas”.

Na oportunidade, será apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura. As inscrições para o encontro inaugural já estão encerradas, mas os interessados podem acompanhar a transmissão pelo canal do CNJ no Youtube.

Acesse aqui a programação completa do encontro inaugural

A iniciativa tem como objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário, a troca de experiências e o fomento ao debate em torno de metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias. Sua realização destina-se a magistrados, servidores do Poder Judiciário, pesquisadores, estudantes, centros de pesquisa que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Dentre os pontos a serem abordados, será possível conhecer pesquisas inéditas sobre diversos temas, tais como: ações possessórias coletivas e as alterações do Código de Processo Civil; as influências recíprocas entre mídia e sistema de justiça criminal; as interrelações entre encarceramento e atuação da justiça nos territórios de vulnerabilidade social; e a judicialização dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Esses e demais debates sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário estarão na pauta. Permitindo assim, ao longo dos Seminários, promover um espaço de debates e reflexões acerca das pesquisas voltadas às políticas judiciárias.

Os próximos encontros ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h. As inscrições devem ser feitas separadamente para cada rodada, conforme destacado a seguir.

RESUMO DOS PRÓXIMOS EVENTOS

1ª Rodada – Justiça Pesquisa

Conflitos fundiários coletivos urbanos e rurais: uma visão das ações possessórias de acordo com o impacto do Novo Código de Processo Civil

| Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) |

Apresentação de resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo de analisar as características das ações possessórias coletivas de bens imóveis nas diferentes instâncias do Judiciário brasileiro, pretendendo, assim, identificar se houve e quais foram as principais mudanças advindas das alterações normativas do Código de Processo Civil de 2015. A pesquisa foi capaz de trazer, pela primeira vez, um diagnóstico abrangente sobre as ações possessórias coletivas de bens imóveis nos Tribunais Regionais da 1ª, 3ª, 4ª, e 5ª Regiões, nos Tribunais de Justiça da Bahia, do Distrito Federal e Territórios, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, e de São Paulo e, ainda, o Superior Tribunal de Justiça.

Faça aqui sua inscrição para participar da 1ª rodada.

2ª Rodada – Justiça Pesquisa

Influências recíprocas entre a imprensa jornalística impressa e digital e o sistema de justiça: papéis compartilhados na superlotação e superpopulação carcerária no Brasil

| Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) |

Apresentação de resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo investigar as possíveis relações recíprocas entre mídia e sistema de justiça criminal (polícias, Defensorias, Ministérios Públicos e Judiciário), a respeito do fenômeno da criminalidade e do encarceramento. Para tanto, a pesquisa buscou identificar as competências e habilidades que atores do sistema de justiça e veículos de mídia poderiam desenvolver, considerando cada situação-problema revelada e fundamentada pelos dados e resultados da pesquisa.

Faça aqui sua inscrição para participar da 2ª rodada.

3ª Rodada – Justiça Pesquisa

Encarceramento, políticas públicas e atuação da Justiça em territórios de vulnerabilidade social

| Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) |

Apresentação de resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo compreender as inter-relações entre encarceramento, atuação da justiça e territórios de vulnerabilidade social, e em que medida as condições de vulnerabilidades socioeconômicas de alguns indivíduos podem elevar as chances de envolvimento em condutas ilegais ou de ser objeto da atuação das agências de persecução penal no curso da vida.

Faça aqui sua inscrição para participar da 3ª rodada.

4ª Rodada – Justiça Pesquisa

A Judicialização de benefícios previdenciários e assistenciais

| Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) |

Apresentação de resultados da pesquisa realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa e tem como principal objetivo investigar as causas da revisão judicial de decisões administrativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes à concessão ou revisão de benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como apontar propostas de políticas para mitigar os custos associados ao elevado nível de litigância nessa área.

Faça aqui sua inscrição para participar da 4ª rodada.

Rodadas Seguintes

Discussões sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os principais desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário.

Fonte:Ascom