A Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos, Coordenadora da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), marcou presença no segundo dia do Curso Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão de Equipes. A Magistrada destacou que a gestão do Presidente, Desembargador Gesivaldo Britto, prima pela capacitação de magistrado e servidores e externou a enorme satisfação em reuni-los nessa capacitação, com a abordagem de um tema que envolve a gestão de pessoas e reflete diretamente nas relações pessoais e nas atividades desenvolvidas nas unidades judiciais.
Além disso, a Juíza Rita Ramos, que atua também como Coordenadora Pedagógica da capacitação, enfatizou a participação da equipe da UNICORP no processo de credenciamento e planejamento do Curso, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), por meio da Portaria de Credenciamento n.º 83 de 1.º de abril de 2019, sendo ministrado pela Juíza de Direito Cristiane Menezes Santos Barreto, especialista em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes e Coaching em Excelência Pessoal.
Na capacitação, a Juíza Cristiane abordou conceitos e ferramentas ligados a Neurociência, Neolinguística, Coaching e Gestão. Entre as questões trabalhadas em sala destacam-se: comunicação não violenta; ferramentas de administração de conflitos; liderança situacional; planejamento; controle de emoções; valores; gestão de tempo; desenvolvimento de competências e aplicação no dia a dia da instituição e na vida pessoal.
Em entrevista para a Assessoria de Comunicação do TJBA, a Juíza Cristiane destaca a importância do curso; as principais competências que o profissional deve ter; aborda como essa questão interfere na rotina diária; sugere algumas técnicas que podem ser usadas no ambiente do trabalho para melhorar relações; e deixa uma mensagem final de incentivo a servidores e magistrados.
Fonte: Ascom