26 de maio de 2025
Integrantes de todo o sistema de justiça na Bahia vão se reunir para celebrar duas décadas de uma ação de grande sucesso no estado. O seminário “A Justiça Restaurativa na Bahia: Honrando 20 Anos de História” será realizado no dia 27 de maio, a partir das 14h, no auditório do Tribunal de Justiça. O evento é voltado para magistrados, servidores e o público em geral.
Realizado em uma parceria entre a Unicorp-TJBA e o Núcleo de Justiça Restaurativa do TJBA, o encontro servirá, também, para homenagear aqueles que contribuíram para o êxito da iniciativa, implementada em 2005 no Juizado Criminal do Largo do Tanque, do qual era titular a então juíza Joanice Guimarães, hoje desembargadora e presidente do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau do TJBA (NJR2G).
A promotora Selma Santana, do Ministério Público Miliar da União e professora da UFBA, vai ministrar a palestra “Justiça Restaurativa – Uma construção coletiva”. A programação também prevê o lançamento da Revista Consenso, publicação com artigos e ensaios, de iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o NJR2G. As inscrições seguem abertas em http://unicorp.tjba.jus.br.
A Justiça Restaurativa visa resolver conflitos, especialmente criminais, por meio de diálogos e negociações entre vítima e ofensor, com a participação de um mediador, sempre utilizando uma metodologia multidisciplinar.
Clique aqui e visite o site da Justiça Restaurativa.
“A desembargadora Joanice Guimarães, pioneira na Bahia no trato com a Justiça Restaurativa, é uma referência nacional pelo seu empenho em promover soluções de conflitos, sempre em busca do consenso e da transformação social para a promoção da paz. Será uma grande festa para celebrar esses 20 anos de muito trabalho e sucesso”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.