Palestra em Aporá marca lançamento do Projeto Memória Presente

Home > Palestra em Aporá marca lançamento do Projeto Memória Presente Voltar

Palestra em Aporá marca lançamento do Projeto Memória Presente

14 de março de 2025

O desembargador Cássio Miranda, presidente da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e do Fórum de Memória, vinculado à Unicorp-TJBA, lançou, na manhã da quarta-feira (12), o projeto “Memória Presente”, em Aporá, a 200 quilômetros de Salvador.

Em conversa com estudantes do Colégio Estadual Áurea dos Humildes Oliveira, o desembargador falou sobre a história da corte, deu noções básicas sobre o funcionamento do judiciário e respondeu perguntas.

O objetivo do projeto é contribuir com a preservação e a democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro vinculado ao Poder Judiciário. A Comissão deve organizar palestras e outras atividades em escolas públicas do estado, com a participação de representantes da Corte e estudantes, além de membros da comunidade. O desembargador Cássio Miranda salienta que o projeto “desempenha um papel essencial na valorização da história do Judiciário e no fortalecimento da cidadania, além de preservar e divulgar a memória institucional”.

“A iniciativa do desembargador Cássio Miranda reforça o processo de consolidação de memória do nosso tribunal, o mais antigo das Américas, e por isso merece todo o nosso apoio e aplausos”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.