13 de fevereiro de 2025
A Unicorp-TJBA e a Coordenadoria da Mulher do TJBA promovem o curso “Formação de facilitadores – reflexão e sensibilização de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher”.
As aulas da primeira turma do curso serão realizadas nos dias 7 e 31 de março, de forma presencial, e 14 e 17 de março de forma online.As inscrições,abertas a partir de 17 de fevereiro, seguem até 6 de março. São 40 vagas disponíveis. A carga é de 20 horas.
As aulas da segunda turma serão realizadas nos dias 8 e 22 de agosto de forma presencial, e 12 e 15 de agosto de forma online. O período para as inscrições será informado em breve.
Voltada para magistrados e servidores, a iniciativa atende à Portaria número 411 de 2024, do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta o Prêmio CNJ de Qualidade 2025. De acordo com o dispositivo, os tribunais devem “promover capacitação de facilitadores(as) para programas voltados à reflexão e sensibilização de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, em consonância com a Recomendação CNJ nº 124/2022”.
O curso terá como palestrantes o psicólogo e sociólogo Flávio Urra, a assistente social Marilda Lemos, e Léo Barbosa, ativista de Direitos Humanos, todos integrantes do Programa “E agora, José?”, grupo socioeducativo de responsabilização de homens.
“A Unicorp-TJBA apoia iniciativas como a da desembargadora Nágila Brito, coordenadora da Mulher, que segue atenta às recomendações do CNJ, como a de instituir e manter programas destinados à reflexão e à responsabilização de agressores de violência doméstica e familiar”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.