15 de janeiro de 2025
Para celebrar os 25 anos do prédio-sede do Tribunal de Justiça da Bahia, a Comissão Permanente de Memória e a Unicorp-TJBA, por meio do Fórum Permanente de Memória, promovem uma exposição fotográfica no átrio do edifício, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A mostra ficará em exibição de 28 a 31 de janeiro. No primeiro dia, às 10h, ocorrerá um ato solene inaugural com as presenças
da presidente Cynthia Resende, do diretor-geral Jatahy Júnior, e do presidente da Comissão e do Fórum, desembargador Cássio Miranda.
O prédio foi inaugurado em 28 de janeiro de 2000 pelo então presidente do TJBA, desembargador Jatahy Fonseca, pai do Desembargador Jatahy Júnior.
Composta por um acervo selecionado, que retrata diferentes aspectos do edifício-sede e sua relação com a história da Corte baiana, a exposição inclui fotografias do processo de construção e da inauguração do edifício, imagens que destacam a arquitetura e o design do prédio, com ênfase em seu impacto visual e funcional. Muitas dessas imagens fazem parte da coleção do desembargador Jatahy Júnior e outras consistem em registros feitos pelo repórter fotográfico do TJBA, Nei Pinto.
Magistrados, servidores e colaboradores do TJBA, profissionais da esfera jurídica, bem como a comunidade em geral interessada na história e na atuação do Tribunal estão convidados a visitar a exposição.
“É um registro de um marco histórico para o nosso tribunal, com a mudança de sede do Judiciário baiano do Fórum Ruy Barbosa para a região do Centro Administrativo”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.