Cartório Integrado: Unicorp-TJBA inicia ano do Judiciário com aulas para servidores

Home > Cartório Integrado: Unicorp-TJBA inicia ano do Judiciário com aulas para servidores Voltar

Cartório Integrado: Unicorp-TJBA inicia ano do Judiciário com aulas para servidores

08 de janeiro de 2025

O diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior, participou na manhã desta segunda-feira (7) da abertura do Programa de Formação Inicial para a instalação do Cartório Integrado da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Varas da Fazenda Pública da Comarca de Salvador.

A presidente Cynthia Resende presidiu a Mesa, composta também pelacoordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, desembargadora Maria de Lourdes Medauar; pelo desembargador Rolemberg Costa, coordenador do Grupo de Trabalho criado para aperfeiçoar os serviços judiciários de Primeira Instância; e pela juíza Assessora Especial da Corregedoria-Geral da Justiça, Júnia Dias, que representou o corregedor-Geral de Justiça, desembargador Roberto Frank.

A aula inaugural, iniciadalogo após a abertura da capacitação na Sala 309 do Anexo II, coincidiu com o retorno das atividades regulares do Judiciário após o recesso forense. O curso segue até o dia 20 de janeiro, realizado pela Unicorp-TJBA, com o apoio da Diretoria de Primeiro Grau.

“Esse modelo é aplicado no Segundo Grau de Jurisdição com sucesso não só nas Câmaras Cíveis, mas também nas Câmaras Criminais, nas Câmaras Cíveis Reunidas e no Tribunal Pleno”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior, certo de bons resultados também na configuração do cartório integrado das quatro unidades da Fazenda, todas de competência administrativa.

“O sucesso de um Cartório Integrado depende muito de uma mudança de mentalidade dos que participam dele. Peço que se nutram do sentimento de que vai dar certo e que sejamos modelo para os outros”, disse a presidente Cynthia Resende. Criada para garantir agilidade nos trâmites judiciais, essa estruturação agrupa cartórios de varas de igual especialidade, padroniza os procedimentos e divide os trabalhos da equipe em tarefas.  Cria, também, a figura de um juiz coordenador e de um supervisor administrativo coordenando o serviço dos demais diretores.