Aniversário de Ruy Barbosa tem a participação da Unicorp-TJBA

Home > Aniversário de Ruy Barbosa tem a participação da Unicorp-TJBA Voltar

Aniversário de Ruy Barbosa tem a participação da Unicorp-TJBA

13 de novembro de 2024

O 175º aniversário de nascimento de Ruy Barbosa foi comemorado neste 5 de novembro de 2024 no Tribunal de Justiça da Bahia com uma programação especial promovida pela Comissão Permanente de Gestão da Memória  e a Unicorp-TJBA.

A cantora Alan Reisswitz e a Orquestra Neojibá abriram as homenagens, prestadas no auditório do TJBA. Em seguida, o presidente da Associação dos Magistrados brasileiros, juiz Frederico Mendes Júnior ministrou palestra sobre o jurista baiano, nascido em Salvador em 1849.

Após a palestra foi composta a Mesa de Honra com as presenças da presidente Cynthia Resende; do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; do presidente da Comissão de Memória, desembargador Cássio Miranda; o ouvido judicial, desembargador Lidivaldo Reaiche o diretor-geral da Unicorp-TJBA, entre outras autoridades.

O seminário também marcou a homenagem ao professor Thomás Bacellar, condecorado com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.

“Foi um dia memorável para nós, baianos. Mas, sobretudo, um dia de festa para quem ama o Direito, para quem ama a Justiça”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior. “Feliz de nós que, presencialmente ou de forma remota, acompanhamos este grande orador, advogado que honra a classe, procurado do Estado aposentado, ex-presidente da seccional baiana da OAB, referência nacional do Direito Penal e do Direito Processual Penal. Uma instituição”, completou.

A programação foi concluída com a exibição do filme A voz de Ruy – O arquiteto da República, com direção-geral de Belisário Franca. À tarde, no Fórum Ruy Barbosa, a desembargadora Maria da Purificação, integrante da Comissão de Memória, e o desembargador Militar Fábio Fernandes colocaram, na cripta, uma coroa de flores ao lado do túmulo do jurista, localizado no subsolo do fórum. Também estiveram presentes o desembargador Lidivaldo Reaiche, as juízas Fausta Cajahyba e Márcia Mascarenhas, e a servidora Vera Cavalcanti.