06 de agosto de 2024
Uma entrevista exclusiva com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, é o destaque do segundo número da Unicorp em Pauta, revista produzida pela Unicorp-TJBA. A publicação é uma homenagem ao Dia do Magistrado, celebrado em 11 de agosto.
Entusiasta da adoção de uma linguagem simples para o Judiciário, o ministro fala sobre as vantagens de os operadores do Direito abandonarem o “juridiquês excessivo” e sobre os benefícios da prática para o acesso à Justiça, sempre em respeito à democracia.
Clique aqui e leia a revista.
O acesso à Justiça é também tema do “Ensaio sobre a reconstrução dogmática do interesse de agir no sistema brasileiro de justiça multiportas”, de autoria do jurista Fredie Didier Jr. e do juiz do Trabalho Leandro Fernandez.
Mais quatro magistrados participam da publicação. A desembargadora Nágila Brito trata da violência contra as mulheres nos meios digitais. Já atrajetória de quatro décadas na magistratura é o mote do texto do 1º vice-presidente do TJBA, desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas.
O juiz Cícero Dantas Bisneto, do TJBA, e a juíza Bárbara Ferrito, da Justiça do Trabalho,discorrem, respectivamente, sobre o dano moral presumido nos contratos de transporte aéreo, e a participação das mulheres negras no Judiciário.
A alteração dos nomes indígenas é abordada pelo delegatário Ériko Rodrigues, titular do Cartório Registro Civil de Brumado. E quatro servidores fecham a edição: o assessor de desembargador Neilto Barreto Filho, ao tratar dos “caminhos do Poder Judiciário sob a nova ordem disruptiva”, e a coordenadora médica do TJBA, Adriana Bahia, assina texto com as coordenadoras de As[ude Taiane Lucas e Marcella Dantas, sobre o autocuidado.
“Mais uma vez entregamos uma revista de alto nível de qualidade de artigos e ensaios, com uma entrevista especial com o presidente da nossa Corte maior e do CNJ. Agradeço a todos os autores e colaboradores e já estamos empenhados em entregar a terceira edição, em setembro, com o mesmo patamar de excelência”, diz o diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Jatahy Júnior.