PJBA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM CONSULTORIA DOS AUDITORES INTERNOS DO TRIBUNAL

Home > PJBA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM CONSULTORIA DOS AUDITORES INTERNOS DO TRIBUNAL Voltar

PJBA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM CONSULTORIA DOS AUDITORES INTERNOS DO TRIBUNAL

 PUBLICADO EM: 16/05/2022 ÀS 17:20

 ATUALIZADO EM: 16/05/2022 ÀS 17:20

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Universidade Corporativa (UNICORP), promoveu uma capacitação em Consultoria dos auditores internos do Tribunal, entre os dias 09 a 12 de maio.  

O curso, com carga horária de 20 horas, teve como instrutor o professor Diocesio Sant’Anna da Silva, executivo de auditoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e autor do livro “Consultoria em Auditoria Governamental”. 

Esta capacitação está prevista no Plano Anual de Capacitação – PAC-Aud 2022, aprovado pela Presidência em 01 de dezembro de 2021, e teve como objetivo a aquisição de conhecimentos necessários à implementação da atividade de Consultoria que, acrescida à avaliação, constituem-se como exercícios típicos de auditoria interna, conforme as Resoluções nº 308 e n° 309 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A Consultoria em auditoria é um processo pelo qual a unidade de auditoria atua em parceria com o setor cliente, com o objetivo de oferecer possibilidades de soluções, visando aprimorar os processos de governança, gestão de riscos e controles internos, por meio de assessoramento, facilitação e treinamento, sem que o auditor pratique atos de gestão. 

A capacitação foi estruturada em 5 módulos:  

I) Fundamentos de Consultoria no setor público; 

II) Inclusão da consultoria no Plano Anual de Auditoria;

III) Atividade Prática: Planejamento; 

IV) Execução da Consultoria; e 

V) Comunicação dos resultados, monitoramento e avaliação dos trabalhos.

Vale destacar que esta qualificação foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), e contou, também, com a participação da Controladoria do Judiciário e do representante da Administração do PJBA, Assessor da Secretaria de Planejamento (Seplan), Yves Pavetto. 

“Tive o prazer de participar do curso, e coincidentemente, a parte prática foi baseada num processo de Consultoria em Gestão de Riscos que permitia uma intensa troca de informações inclusive debatendo sobre as visões complementares da Administração e da Controladoria”, destacou Yves Pavetto. 

Descrição da imagem: Auditores internos do PJBA assistem aula na sala da Universidade Corporativa do Tribunal {fim da descrição}. 

#Pratodosverem #Pracegover  

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags