4ª SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TJBA ABRE EVENTO COM A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES, MAGISTRADOS, ESTAGIÁRIOS E ATIVISTAS DOS DIREITOS HUMANOS

Home > 4ª SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TJBA ABRE EVENTO COM A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES, MAGISTRADOS, ESTAGIÁRIOS E ATIVISTAS DOS DIREITOS HUMANOS Voltar

4ª SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TJBA ABRE EVENTO COM A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES, MAGISTRADOS, ESTAGIÁRIOS E ATIVISTAS DOS DIREITOS HUMANOS

 PUBLICADO EM: 22/08/2023 ÀS 18:55

 ATUALIZADO EM: 22/08/2023 ÀS 18:55

Realizada por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e a Universidade Corporativa (Unicorp), a abertura da 4ª Edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ocorreu nesta terça-feira (22), reunindo servidores, magistrados, estagiários e ativistas dos Direitos Humanos. A cerimônia ocorreu no auditório Desembargadora Olny Silva, localizado no edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

Clique aqui e assista. 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência prossegue até sexta-feira (25), com uma extensa programação que foi destacada na abertura do evento pelo Presidente da Comissão de Acessibilidade, Desembargador Rolemberg Costa. Serão realizadas palestras, rodas de conversas, oficina, apresentações musicais e campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis.  

Clique aqui e confira a programação. 

Na oportunidade, o Desembargador Rolemberg Costa e o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior, reforçaram a importância do evento para as Pessoas com Deficiência, principalmente dentro do Judiciário. “Nas Instituições Públicas, o dever de assegurar direitos iguais e o respeito à dignidade de todas as pessoas é primordial”, declarou o Diretor da Unicorp. 

“A vida nos impõe obrigações. A vida também nos traz obstáculos e exige a cada um de nós determinação para buscar superação. Eu busco aderir ao pensamento de Nietzsche, que diz que o ser humano é dinâmico. Estamos sempre nos modificando e nos transformando”, disse o Juiz de Direito, Rilton Goés, durante o discurso sobre as dificuldades sociais das Pessoas com Deficiência (PCD). O Juiz Rilton Goés é deficiente físico e Integrante da Comissão de Acessibilidade. 

Na ocasião, a Juíza de Direito e Integrante da Comissão de Acessibilidade, Marielza Maués Pinheiro Lima, compartilhou parte de sua trajetória com a luta pelos direitos de inclusão, explicando que o desejo surgiu após um acidente que tornou o seu pai uma Pessoa com Deficiência. “Eu não enxergava essas barreiras. Eu comecei a ver tanta falta de inclusão e iniciei essa luta. A vida é assim, vai nos presenteando com esses olhares e trazendo desafios”, disse a Juíza de Direito, que tem um filho com Transtorno do Espectro Autista. 

Dando continuidade as ações, o evento prosseguiu com a Aula Premium, em parceria com o Projeto Ampare, sendo o ministrante o Filósofo e Ativista dos Direitos Humanos, Marcelo Zig, levantando reflexões e questionamentos sobre o capacitismo – discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência -, discutindo a acessibilidade na sociedade para as Pessoas com Deficiência.  

“A acessibilidade é a oportunidade das pessoas coexistirem no mesmo tempo e espaço, de trocarem humanidades neste ambiente. Quando começarmos a contemplar a discussão dentro desta dinâmica, começaremos, de fato, a superar o capacitismo na nossa sociedade”, disse o Palestrante, que noticiou que 80% das pessoas com deficiência não nasceram com ela, mas adquiriram no decorrer da vida.  

A Mesa de Honra da abertura da Semana foi composta por todas as autoridades citadas acima, além da Defensora Pública, Claudia Ferraz.  

Nesta quarta-feira (23), a programação inclui o lançamento do livro “Potência Materna – histórias reais de mulheres que foram transformadas pela maternidade”, pela Associação Abraço a Microcefalia, às 10h30. A ação ocorre no estande da instituição, na Praça de Serviços do prédio-sede do TJBA, onde acontece uma feira de produtos relacionados à acessibilidade e inclusão. Às 14h, há uma apresentação da Opaxorô Cia da Dança, com a coreografia “Um corpo no mundo”. Durante esse dia também acontecem palestras sobre a temática da acessibilidade no Auditório Desembargadora Olny Silva, com o Procurador Mario Lima, o Defensor Público Érico Penna e a Deputada Estadual Fabíola Mansur.   

Saiba mais: 

TJBA REALIZA AULA PREMIUM “EU NÃO LIGAVA: DESMISTIFICANDO O CAPACITISMO”, NO DIA 22/08; INSCRIÇÕES ABERTAS 

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TJBA PROMOVE FEIRA DE EXPOSITORES DE 23 A 25/08 

TJBA PROMOVE AÇÕES PARA A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE 22 A 25/08 

Descrição da imagem: integrantes da Mesa de Honra e plateia no auditório Olny Silva, durante a abertura 4ª Edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência  [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom